O balanço do líder do governo Elmano de Freitas (PT), deputado Romeu Aldigueri (PT), dos seis meses da atual gestão exibe uma lista de 13 projetos em execução: Ceará sem Fome, Vai e Vem (ônibus gratuito), Hidrogênio Verde, Ensino em Tempo Integral, Cirurgias Eletivas, Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, Ensino Técnico Profissionalizante, Casa Própria, Regularização Fundiária, Incentivos Fiscais para Empresas, Expansão do Tratamento do Câncer, Videomonitoramento e Recuperação e Construção de Estradas.
Segundo o presidente do PT de Fortaleza, deputado Guilherme Sampaio, o governo Elmano “tem sabor, luz própria e projetos”. A afirmação foi em resposta ao líder da oposição, deputado sargento Reginauro, UB, que avalia o governo Elmano como “inodoro”, ou seja, não tem cheiro. Com as pesquisas colocando-o com 65% de aprovação, o governador Elmano de Freitas tem mais de 10% de aprovação se for tomado como referência os 54% de eleitores que lhe deram a vitória no primeiro turno. Hoje completa seis meses de governo, Elmano reúne o secretariado para um balanço inicial. Terá cobrança.
GOVERNADOR SERÁ CIDADÃO DE FORTALEZA
A Câmara de Vereadores de Fortaleza aprovou o título de Cidadão de Fortaleza para o governador Elmano de Feitas. O vereador Eudes Bringel, PSB, foi o autor da proposta que obteve um voto contrário: o do vereador inspetor Alberto. O governador com certeza ficou contente.
EVANDRO MA ALECE
Os deputados Cláudio Pinho e Queiroz Filho pediram verificação de presença para encerrar mais rápido a sessão da Assembleia de ontem, 29. Objetivo: conversar com o presidente Evandro Leitão. Os dois deputados do PDT estão desconfiados de que estão caindo nos braços do PL e União Brasil e ficando a serviço da oposição, entrando assim em contradição e gerando uma crise de identidade. O teor da parte mais importante da conversa não foi revelado. Mas, certamente, foi a avaliação de saídas para a tensão interna.
FERNANDO HUGO: ‘O PSD É GOVERNO E PRONTO’
O deputado Fernando Hugo, que aderiu ao governo Elmano de Freitas, é um homem público correto e sincero. “O PSD é governo. Apoiamos a gestão do Sarto, onde ocupamos cargos, e agora aderimos e apoiamos o governo Elmano, por enquanto sem ocupar cargos”. Hugo já esteve no Abolição.
COMPLEXO CULTURAL ESTAÇÃO DAS ARTES CAUSA CIÚMES ENTRE PRODUTORES CULTURAIS
Augusto Pontes definia a Secretaria de Cultura como um lugar de muita confusão e pouco dinheiro. Dizia ele: “É uma casa pobre cercada de famintos.” Hoje, a pauta entre pensadores e produtores culturais é a seguinte: a Secretaria de Cultura não tem dinheiro e esqueceu quase todos os equipamentos. A exceção é o Complexo Cultural Estação das Artes, administrado por uma Organização Social contratada pela Secretaria da Cultura.
PT POUPANDO SARTO
Na Assembleia, a bancada do PT decidiu, por enquanto, suspender a artilharia contra o prefeito Sarto. O partido tem atuado na pauta bolsonarista, debatendo o que considera “necessidade de derrotar o fascismo”. O governo Elmano está agressivo contra os bolsonaristas. Atraiu alguns prefeitos: Marcelão, de São Gonçalo; Vitor Valim, de Caucaia; Tiago Ribeiro, de Cascavel; Roberto Pessoa, de Maracanaú. Quem será o próximo?
