Após promover extensa programação de réveillon, descartando atividades que antes havia nos bairros e preferindo concentrar ações no “instagramável” aterro da Beira Mar, o prefeito José Sarto (PDT) resolveu entrar de cabeça no ciclo carnavalesco – deve achar que é assim que se conquistam votos, crédito popular e apoio. E segue, desse jeito, revelando-se competente produtor de festejos. Nesta sexta-feira (12), levará o grupo baiano Olodum (sim, ainda existe!) para tocar na Praça do Ferreira.
Para infelicidade geral de cidadãos e cidadãs, há problemas graves na cidade nos campos da saúde, educação e infraestrutura, mas não faltam festejos (como se isso fosse consolo). Pena-se até mesmo pela ausência de uma prosaica política de poda de árvores. Essa lacuna mergulha Fortaleza em escuridão permanente, mesmo nos ditos “bairros nobres”, com frondosos folharais impedindo a iluminação artificial de clarear ruas e avenidas. Creia, essa situação favorece a ação deletéria de assaltantes, vândalos e outros criminosos que se valem da penumbra para tocar terror. Mas não faltam festejos.
QUE RAIOS DE LIDERANÇA É ESSA?
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, ao anunciar que desistiu de tentar se reeleger, disse que é liderado pelo governador Elmano de Freitas. Conversa mole. Valim, na verdade, derrotou Elmano de 2020. E, na campanha, disse poucas e boas do então adversário petista. Lá, o primeiro turno terminou com Valim com 47.171 votos (27,87%), Naomi Amorim com 69.262 (40,93%), Emília Pessoa com 32.492 (19,20%) e, por fim, Elmano com 13.018 (7,69%). No segundo turno, Vitor Valim venceu Naomi com 83.588 votos (51,08%) contra 80.045 (48,92%). Adivinhe com quem Valim fez dobradinha para deputado em 2018? Acertou: Capitão Wagner.
ABRAÇO DE AFOGADO
Há quem avalie que Vitor Valim, antevendo encrencas nas contas da gestão que comanda, tentou mesmo foi comprometer o governador com ele. De quebra, o prefeito citou também, como espécie de co-líder (se é que isso existe), o hoje ministro da Educação Camilo Santana.
DÚVIDAS
A propósito, o amarelamento eleitoral de Valim favorece a candidatura do coronel “Aginaldo Zambelli” à Prefeitura de Caucaia? E se a pretensa primeira-dama, Carla, perseguir alguém armada?
CIRO NÃO PARA DE AFUNDAR…
Ao atenuar a gravidade do terrorismo de 8 de janeiro de 2023 e apontar a bazuca – ignorada pelos adversários, com munição mofada e com mira um tanto descalibrada – para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador Ciro Gomes (PDT) meio que livrou Jair Bolsonaro do peso de críticas. Em vez de questionar o comportamento dele e a intentona bolsonarista contra a Democracia, preferiu acusar o que chamou de “uso político” das celebrações da resistência cidadã.
…MAS NÃO CHEGOU AO LIMITE…
Escreveu Ciro: “Explorar politicamente o fato deplorável é igualmente desonesto e é o que está acontecendo”. O problema é que Ciro Gomes é político e está se referindo a políticos que reagiram a um golpe político. Optou, assim, por por condenar a política. A crítica equivale àquelas contrárias às comemorações na Europa em 2 de setembro – referentes ao fim da 2ª Guerra Mundial.
…E AINDA FALTA MUITO PARA O FUNDO DO POÇO
A questão é que o fundo do poço ainda está, para Ciro Gomes, distante. Vale lembrar que há todo o percurso de 2024 a ser cumprido, considerando nesse cenário a campanha eleitoral. Ou seja, há um terreno aberto e próspero para o que ele costuma plantar.
CACIFE
A bolsa de apostas da política no Interior do Ceará vem sinalizando, em Aracati, o crescimento da cotação da secretária da Educação Ana Melo como candidata à sucessão do prefeito Bismarck Maia. Ana tem obtido bons resultados no setor no qual operar e ganhou a confiança de Bismarck e filhos, os deputados Eduardo e Guilherme Bismarck. A secretária e o prefeito integram o Podemos.
CHOVE, CHUVA
A aproximação da temporada de chuvas está fazendo com que a Ambiental Ceará, responsável pela operação do esgoto em 24 cidades do Ceará, se remexa para evitar problemas. A empresa tem feito serviços preventivos de limpeza e desobstrução de redes e melhorias estruturais em Estações de Tratamento e Elevatórias, tentando acrescentar mais segurança e eficiência operacional ao sistema.
