Começaram a circular nos últimos dias, nas redes sociais, pequenos vídeos que têm o prefeito José Sarto (PDT) com protagonista. No primeiro, junto com humoristas locais, ele faz pequenos e sardônicos comentários sobre o fim da programação de três dias do Réveillon em Fortaleza, antes planejada e trombeteada por ele mesmo. A festa popular terá, agora, só uma data, o próximo dia 31, frustrando toda a cadeia produtiva do turismo, de trabalhadores informais a empresários. Não há porque duvidar de que foi gravado após o anúncio frustrante. No outro, impossível de conferir a data, ele, cercado de amigos e assessores, trucida a bela composição “Pétala”, diante de um bem abastecido e elegante balcão de bar. Tudo exala deboche: as estruturas municipais em estado falimentar, a exemplo do Instituto Doutor José Frota e de postos de saúde, da pavimentação, da sinalização e fiscalização de trânsito, da iluminação pública, da limpeza pública e de outros serviços. E o prefeito, tranquilão, relaxado e alegre, cantando Djavan. Por ser exato: Fortaleza precisa de muitas coisas, menos de zombaria, escárnio, deboche.
Contagem regressiva
Faltam hoje 21 dias para o fim da gestão de José Sarto como prefeito de Fortaleza.
Edital redundante
A propósito, a gestão de Sarto lançou edital para comprar por R$ 745.205,76 “livros literários” para turmas de educação infantil. Se tivesse consultado o dicionário, o “escrevedor” do edital teria aprendido que o adjetivo “literário” diz respeito a letras, literatura ou conhecimentos obtidos por meio do estudo. “Livro literário” é como “entrar pra dentro” e “sair pra fora”. Fácil, né?
Direitos e humanos
A Universidade Federal do Ceará celebra hoje o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A agenda inclui o lançamento do livro “Tempos do Nunca Mais” – trabalho da Comissão da Verdade da UFC e da Uece, a reconciliação histórica com ex-estudantes perseguidos pela ditadura militar-civil imposta em 1964 e a abertura da exposição “Sementes de Lutas: aqui está presente o Movimento Estudantil!”.
Justiça
A programação não deixa em momento nenhum de ser emblemática. A partir do local dos eventos: o agora oficial Espaço Cultural Bergson Gurjão, em homenagem ao aluno do curso de Química assassinado na ditadura. As atividades começam às 17h, no térreo da Reitoria da UFC.
Solidariamente Chico
A Assembleia Legislativa do Ceará faz hoje sessão para comemorar o Dia Nacional da Economia Solidária no Brasil. O evento será aberto às 15h, no Plenário, por solicitação do deputado De Assis Diniz (PT). A data faz alusão ao líder trabalhador Chico Mendes, assassinado por ruralistas no Acre.
Sebo nas canelas
O Sesc-CE realiza no próximo domingo a etapa de Fortaleza do Circuito Sesc de Corridas, atividade realizada nacionalmente já há 40 anos. Os participantes têm quatro opções de disputa: 3 km, 5 km, 10 km e 10 km para cadeirantes. Fortaleza encerra a promoção no Ceará, que já teve este ano corridas em Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte. Informações: www.sesc-ce.com.br.
Ninguém advoga isso
Num passado recente, e nem um pouco memorável, a instituição não celebraria Dia dos Direitos Humanos, ignoraria a História e desprezaria qualquer menção a reconciliação. Eram dias de nuvens pesadas e irrespiráveis do Benfica ao Pici.
