Com números, dados, pesquisas, informações e percorrendo o Ceará, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, participa do núcleo político do Abolição, lugar conquistado por ter construído uma liderança no Ceará.
Ao mostrar a última pesquisa do Instituto Big Data, na qual o governador Elmano ultrapassou a intenção de votos dos adversários Ciro Gomes e Eduardo Girão, Romeu Aldigueri foi taxativo: “A pesquisa confirma o que venho dizendo há meses”.
Aldigueri reconhece em Ciro Gomes um político 100% conhecido, que, ao contrário do que afirma, “não se aposentou” e tem atraído o “eleitor bolsonarista”. Para Aldigueri, Ciro nem candidato é. “Ele ainda não resolveu anunciar que vai para a disputa”.
No universo da política, a entrada de Ciro no debate da sucessão estadual valoriza o processo eleitoral na pré-campanha. “É muito ruim uma eleição sem disputa forte”, aponta o deputado Felipe Mota, que está na organização da homenagem a Ciro Gomes no Cariri, neste sábado (7).
Guilherme Bismarck: “O Carnaval de Aracati é do povão, é como o Pau da Bandeira em Barbalha”
O deputado Guilherme Bismarck tem base em Aracati e subiu à tribuna da Alece para defender o carnaval público, nas ruas dos municípios. “Em Aracati, há mais de 100 anos, o carnaval tem a preferência de 85% da população e é uma memória afetiva, além de movimentar a economia”, explicou. Em vários municípios, os prefeitos estão cancelando o carnaval por dois motivos: o alto cachê cobrado pelos artistas e as exigências do Ministério Público.
APEOC na mesma foto com Guilherme Sampaio
A direção do Sindicato APEOC fez questão de aparecer na foto ao lado do deputado Guilherme Sampaio, líder do Governo, para mostrar que foi fechado acordo sobre questões salariais e de interesse dos professores. Os professores cearenses conquistaram o maior piso salarial do Brasil e um fim de carreira que pode chegar a R$ 20 mil mensais.
PDT do Ceará sem líder até conclusão da janela partidária
O presidente do PDT no Ceará, deputado André Figueiredo, não indicará líder partidário na Alece no início dos trabalhos de 2026. “Só vamos indicar um líder após a janela partidária”, declarou. O PDT está passando por reestruturação partidária. “Vamos eleger uma nova bancada, muito representativa”, disse André Figueiredo, que vai disputar o sétimo mandato de deputado federal.
Mauro Filho fica no PDT e Idilvan vai para onde Cid indicar
Com a aproximação da janela partidária, em março, os deputados e vereadores estão se movimentando em busca de espaço nos partidos. O deputado Mauro Filho decidiu permanecer no PDT, e Idilvan Alencar deixará a legenda e seguirá o senador Cid Gomes. “O PDT terá renovação na bancada”, disse André Figueiredo.
Renato Roseno anuncia acordo no Apodi
O deputado Renato Roseno anunciou o primeiro acordo para transformar o acampamento José Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte, em assentamento. “A Justiça não pode existir para ser contra os direitos humanos”, disse Roseno. José Maria do Tomé foi assassinado com 25 tiros em uma emboscada, e os mandantes nunca foram presos e julgados. O perímetro irrigado do Apodi tem as melhores terras do Ceará.
Governo do Ceará assumirá gestão dos maiores açudes do Dnocs
O Ministério da Integração passará três grandes açudes para o Governo do Estado: Castanhão, Orós e Banabuiú, podendo entrar também no pacote o açude Prazeres, no município de Barro. Os açudes foram construídos pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Elmano conseguiu recuperar as barragens. O convênio será assinado nos próximos dias, em Brasília. A articulação foi do secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana.
Nelson Martins atendendo prefeitos
O mapa político do Ceará está sob a coordenação dos secretários Chagas Vieira e Nelson Martins, sempre vigilantes. Coordenadores regionais da Casa Civil tratam com prefeitos e secretários municipais. Nada fica sem resposta ou solução. “Estou na cozinha, minha missão é atender a todos”, diz Nelson Martins, que tem gabinete lotado diariamente e faz cobranças.
