O Ceará tem muita terra fértil e áreas do litoral não aproveitadas. Rios e praias estão sendo destruídos por ações e decisões equivocadas. O pior é que as áreas importantes para o meio ambiente são exploradas de forma errada. Nunca é tarde para um ordenamento.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará é um estudioso das questões ambientais. Fez doutorado na área. Dirigiu a Semace, o Ibama e, como prefeito do município de Granja, implantou uma estrutura municipal que preserva toda a riqueza ambiental sem prejudicar o agronegócio e o turismo.
O Projeto de Lei, apresentado pelo deputado Romeu Aldigueri e aprovado por unanimidade, será uma contribuição transformadora na gestão ambiental.
Serão protegidas em nosso estado: a Praia da Lagoinha, Paraipaba; Praia de Cumbuco, Caucaia; Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara; Praia da Lagoa do Paraíso e Praia de Mundaú, Trairi; Praia do Mangue Seco, Praia de Flecheiras, também Trairi; Praia de Morro Branco, Beberibe; Praia de Canoa Quebrada, Aracati; Praia das Fontes, também Beberibe, e Fortim.
Serão preservadas ainda a Chapada do Araripe, Serra da Meruoca, Maciço de Baturité, Guaramiranga, Serra de Maranguape, Aratanha e outros lugares ainda inexplorados que estão sendo destruídos.
A contratação de técnicos especializados resultará em critérios para liberação de licenças para empresas que desejem construir ou explorar o solo.
Elmano visitará o Malha D’água e o Orós
O governador Elmano distribui cartões do Fome Zero na Parangaba, neste sábado. No domingo, tem agenda no Sertão Central, em Milhã, onde verá o projeto Maiha D’água. Depois, irá visitar a importantíssima barragem do Orós, que deu origem a diversas barragens no Ceará, impactando também em outros estados do Nordeste. O Orós está sangrando. O Ceará está feliz.
Presidente da Alece lidera comitiva ao açude Orós a convite de Simão Pedro
Cerca de 20 deputados estaduais estarão na cidade de Orós no próximo domingo, liderados pelo presidente da Alece, Romeu Aldigueri. Estarão visitando a barragem construída pelo presidente Juscelino Kubitscheck. A agenda prevê um passeio de barco e até visita à estátua do ex-presidente, à válvula que libera água para o Castanhão e ao alto da barragem.
PP e União querem esvaziar PSD, PDT e Republicanos
As bancadas federal e estadual do PDT, PSD e Republicanos estão sofrendo assédio dos líderes do União Brasil e PP, atraídos pelo dinheiro do Fundo Partidário e Eleitoral, pois terão R$ 40 milhões para o Ceará em 2026. É muito dinheiro público para a campanha eleitoral.
Lupi deixa o ministério, mas PDT fica no governo
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, deixou o cargo. O gesto mostra a ética de Lupi e o respeito ao presidente Lula. O PDT irá indicar um novo ministro na Previdência ou em outro ministério.
Evandro Leitão e as visitas surpresas
O prefeito Evandro Leitão não apareceu na sede da prefeitura nesta sexta-feira (2). Visitou 10 comunidades sem agendar. Os locais estavam gravados na sua memória por terem sido visitados na campanha eleitoral.
Vai chegar no Paulo Guedes
O ex-ministro da Fazenda, Paulo Guedes, dono do Banco BTG, foi o responsável pelo decreto que ampliou poderes entre associações de aposentados e bancos, além de colocar os bancos privados para pagamento de aposentadorias e pensões. Foi em 2019. A CPI não agrada o governo Lula nem o ex-presidente Bolsonaro.
