Menu

Romeu Aldigueri anuncia o Selo Alece para conselheiros tutelares

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri, anunciou o Programa de Capacitação de Conselheiros Tutelares, em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). “Não adianta se eleger. É preciso treinamento, conhecimento e qualificação”, pontuou o parlamentar, que lançou o Selo Alece para as pessoas que trabalham com crianças e adolescentes.

Para Aldigueri, além de serem eleitos com a missão de proteger menores e adolescentes, os 975 conselheiros tutelares precisam ter formação. “É importante o trabalho do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Alece, das prefeituras e do Governo do Ceará, mas é preciso preparar os conselheiros após serem eleitos”, disse, destacando a parceria com a Aprece.

A sociedade ainda tem pouca conexão com as eleições para conselheiro tutelar. Eles recebem votos dos eleitores, têm mandato e são remunerados pelas prefeituras. Os custos são altos, com instalações, viaturas e estrutura.

O deputado Romeu Aldigueri dará grande contribuição aos cearenses se conseguir despertar na sociedade a importância da participação nas eleições para conselheiros tutelares. Atualmente, o processo ocorre com ampla adesão apenas nas periferias dos municípios, onde os eleitos costumam ser cabos eleitorais de vereadores.

Em Iguatu, Barroquinha e Santa Quitéria o povo quer votar de novo

Impressiona conversar com moradores de Iguatu, Barroquinha e Santa Quitéria. Em todas, o desejo é por novas eleições. Em Iguatu e Santa Quitéria, a situação precisa ser resolvida: os municípios aparecem há mais de oito anos nas páginas policiais e foram devastados por gestões marcadas por corrupção. O poder público, via Judiciário, precisa intervir com urgência. Em Barroquinha, há mais eleitores que moradores; em Iguatu, a campanha virou caso de polícia; e, em Santa Quitéria, a polícia identificou que facções elegeram prefeito e vereadores.

Isolada, prefeita de Senador Pompeu tem péssima avaliação

Segundo pesquisas internas do Governo do Estado, a prefeita de Senador Pompeu, Márcia Zomin, tem avaliação positiva fraca. Em audiência com o governador, chegou sozinha, isolada pelo ex-prefeito Maurição. Poderia ter ido com os deputados Felipe Mota e Danilo Forte, mas optou pelo isolamento político. Fez pedidos que já estão em andamento. “Ela não vai a nenhuma secretaria”, disse Maurição.

IFCE é o melhor do Brasil na entrega de mão de obra

Institutos federais têm se destacado no Brasil como formadores de mão de obra rápida e de qualidade. O reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), professor José Wally, lidera os resultados no país. “As empresas nos procuram, dizem o que precisam e apresentamos a solução para o recrutamento. Não podemos mais gastar energia apenas preparando pessoas para procurar emprego, e sim atender empresas, o agronegócio, o serviço público”, explicou.

Quem comandará o PT?

A disputa interna pelo comando do Partido dos Trabalhadores (PT), que completa 40 anos, mobiliza várias correntes. Fundado em São Paulo, é na capital paulista que estão os candidatos à presidência da sigla e se trava a arena das disputas ideológicas sobre o futuro do partido. A corrida tende a se polarizar entre o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, e o deputado Rui Falcão.

Ministério Público se torna parceiro da gestão Evandro Leitão

O Ministério Público passou a colaborar com a gestão de Evandro Leitão após apoiar a transferência de pessoas em situação de rua — de barracos e casas de papelão para moradias com aluguel social. Agora também participa do projeto de coleta rápida de lixo, feita a cada hora nos chamados lixões nos bairros.