Menu

Ricardo Cavalcante e Elmano em plena sintonia: “Precisamos socorrer a pesca, a carnaúba e as frutas”

Fazer chegar aos ouvidos dos americanos a pauta cearense para atenuar o tarifaço não é tarefa fácil. Elmano de Freitas e Ricardo Cavalcante, há exatamente um mês, abraçaram a missão. O anúncio de que determinados setores serão tarifados trouxe algum alívio, mas ainda persistem dificuldades em diversos produtos.

O Ceará precisa trabalhar pela exclusão da taxação sobre o pescado — especialmente o camarão e o peixe vermelho —, que dependem das exportações para os Estados Unidos. “Cerca de 6 mil barcos estão no mar, e o pescado precisa ser embarcado. São aproximadamente 18 mil pescadores e trabalhadores atuando no setor pesqueiro cearense. No caso da cera de carnaúba, são 100 milhões de dólares em exportações, tendo os EUA como principal mercado”, informou o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.

Para o governador Elmano, é fundamental defender a economia do estado, construída com fortes investimentos públicos e muita determinação dos cearenses e dos parceiros que se instalaram no Ceará. “Somos líderes na indústria de calçados, na produção de frutas, confecções, pedras ornamentais e criamos o mercado da água de coco para os Estados Unidos”, disse Ricardo Cavalcante, em total sintonia com Elmano, o governo federal, entidades de classe e empresários.

A avaliação inicial é de alívio e de perspectiva para o diálogo, com a construção de uma política comercial mais sólida, separando economia e ideologia. O atual governo americano é imprevisível. É preciso aguardar o humor do dia e o que pensa o senhor Trump ao acordar.

“O Estado vai socorrer empresas”, diz Ricardo Cavalcante

Na boa convivência entre Ricardo Cavalcante e o governo Elmano, uma pauta financeira está em curso. O objetivo é aliviar a carga tributária, ampliar incentivos e irrigar setores estratégicos com recursos públicos a juros baixos. O socorro às empresas já é dado como certo, dependendo apenas da definição final das tarifas.

Longe da política

Ricardo Cavalcante vem atuando com firmeza, tratando o tarifaço como uma medida de política econômica americana, e não como ação direcionada contra o Brasil. Ele explica que diversos países com relações comerciais com os Estados Unidos estão sendo atingidos por pacotes tarifários. “A negociação é a única saída, o caminho para recuperar a produção e a comercialização”, afirmou o presidente da Fiec.

Alexandre de Moraes relaxa em estádio após sanção dos EUA

Ministro do STF, cargo vitalício. Alexandre de Moraes esbanjava tranquilidade em um estádio de futebol em São Paulo, mesmo após ser sancionado pelo governo dos Estados Unidos. A medida, assinada por Donald Trump, inclui Moraes na Lei Magnitsky — instrumento usado contra ditadores, traficantes e terroristas. O ministro está proibido de entrar nos EUA e, caso possua conta bancária ou imóveis no país, os bens serão congelados.

Os adversários do ministro receberam uma notícia desanimadora: ele não possui conta bancária nem imóveis ou investimentos em território americano.

Elmano faz história ao lado de Alan Macêdo, em Milhã, que se emociona ao ver a estrada sendo asfaltada

O governador Elmano de Freitas conquistou o Sertão Central. Foi recebido em clima de festa pelo prefeito de Milhã, Alan Macêdo — um dos mais populares da região —, por oito prefeitos, deputados, vereadores e uma multidão. Autorizou a pavimentação da CE-473, a maior e mais importante obra da história de Milhã.

Ex-prefeito de Piquet Carneiro entra no governo Elmano

O ex-prefeito Bismarck, que governou Piquet Carneiro por oito anos, vai assumir cargo na gestão estadual. Ele e Elmano conversaram em Fortaleza, e o governador confirmou sua entrada na equipe durante discurso em Milhã.

Elmano vai transformar hospitais de Acaraú e Itapipoca em unidades regionais

O Governo do Estado vai assumir os hospitais municipais de Acaraú e Itapipoca. A transição será concluída até o fim do ano. As duas unidades passarão a compor a rede de hospitais regionais, o que aliviará os cofres das prefeituras e ampliará o atendimento de alta complexidade para a população.