Começa neste sábado, 23, assim indicam a geografia e a climatologia, a estação da Primavera. Não é algo tão impactante nas percepções do Nordeste brasileiro devido às características regionais, mas, não duvide, tem relevância na economia local. O Ceará é um dos estados brasileiros com melhores resultados no cultivo de flores e plantas ornamentais – produção que tem a maior parcela exportada para outros países. As zonas da Ibiapaba, com área cultivada de 90,8 hectares; de Baturité, com 46 ha; do Cariri, com 14,8 ha plantados; e da Região Metropolitana de Fortaleza, com 207 ha entre Trairi e Cascavel, são os principais polos estaduais.
Há uma diversidade de espécies animadora para quem se dedica a explorar o setor. Tanto quanto isso, há a atenção prestada por instituições como o Sebrae-CE, o BNB e o Governo do Estado, por meio da Adece. Mesmo com esse destaque, não há discussões na Assembleia Legislativa sobre medidas para fortalecer o segmento. É como se os deputados não o enxergassem.
FAÇA-SE JUSTIÇA
Se a Assembleia não está dando bola para flores, pelo menos está atenta aos cocos. A Casa realizou ontem, por meio da Comissão de Agricultura, debate sobre os avanços da cocoicultura no Estado. Foi na unidade do Dnocs em Paraipaba.
PASSOU RASPANDA
Foi por uma coisinha de nada que o PSDB de Fortaleza, que tem hoje encontro na Câmara de Fortaleza, não amarga uma notícia de matar o evento de vergonha. É que o senador capixaba Marcos do Val – sujeito que se diz membro da Swat e está enrolado nas mais tenebrosas transações contra a Democracia neste século – quase vira tucano-noviço. Aliás, já estava tudo certo para ele entrar na legenda, tendo definido a transferência com o líder no Senado, Izalci Lucas (MG).
VAZA!
Izalci e Do Val são bolsonaristas de carteirinha – e, por isso, inimigos figadais de tudo o que tem a ver com valores democráticos e sociais. Quem pôs o dedo no suspiro e impediu que Marcos do Val pousasse no esfiapado ninho tucano foi o presidente nacional do partido, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. No Ceará, até agora, pelo menos, ninguém se manifestou sobre o caso.
CALA-TE, BICO…
A propósito, recomenda-se a quem quiser saber o que os tucanos de Fortaleza acham desse namoro com o bolsonarismo que não vá ao encontro de hoje do Diretório Municipal, marcado para começar às 9h, na Câmara de vereadores. É bem possível que ninguém dê um pio sobre isso.
QUEM É QUEM
Passou na Comissão de Educação da Câmara federal projeto que dá prioridade de matrícula a crianças e adolescentes com deficiência e doenças raras em escolas que recebem recursos públicos. A proposta define, ainda, oferta de material didático adaptado às demandas dos alunos. A Comissão é presidida pelo cearense Moses Rodrigues (União), empresário da educação. Também estão no colegiado Idilvan Alencar (PDT), Eunício Oliveira (MDB) e os bolsominions Jaziel Pereira e Priscila Costa (PL).
UM BONDE CHAMADO DESEJO
O vereador Márcio Martins encaminhou projeto na Câmara com o qual propõe que a Prefeitura de Fortaleza crie um certo “Bonde Cultural e Gastronômico”. Apesar de parecer tentar, com um texto volumoso na Justificativa, Márcio não conseguiu explicar o que deseja com a proposta. Nem o que é a dita-cuja.
ONDE ESTAMOS
A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada sempre às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão no site https://bit.ly/3q4AETZ.
