O Governo do Ceará garante o almoço e a Prefeitura de Fortaleza garantirá o jantar ou a segunda refeição. A meta é zerar a fome na quarta capital do país.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lançará o Programa Fortaleza Sem Fome, no Anfiteatro do Paço Municipal. A iniciativa prevê a distribuição de 2.400 sopas por dia, de segunda a sexta-feira. O projeto é voltado para famílias com crianças pequenas, gestantes, idosos, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. A vice-prefeita, Gabriella Aguiar, e a primeira-dama e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, coordenam as ações.
Fortaleza, com mais de dois milhões de habitantes, tem a maior população entre as capitais brasileiras na menor área territorial, o que gera problemas para a moradia, mas facilita o cadastro dos sem-teto, moradores de rua e pessoas em situação de fome.
O Fortaleza Sem Fome é o primeiro programa municipal do gênero entre as capitais. Hoje, existe o Brasil Sem Fome, o Ceará Sem Fome e, agora, o Fortaleza Sem Fome. A política pública de combate à fome é a principal pauta do governo Lula. Em 2025, o Governo Federal tirou o Brasil do Mapa Mundial da Fome, simbolizando avanço na luta contra a miséria.
Léo Couto e André Figueiredo na reforma dos mercados
O deputado André Figueiredo e o presidente da Câmara Municipal, Léo Couto, viabilizaram as reformas dos mercados do Carlito Pamplona e do São Sebastião. André destinou emendas e Léo articulou o restante dos recursos junto ao prefeito Evandro Leitão. “Muitos prometeram, mas o Evandro está fazendo as reformas”, disse Léo.
PSB, MDB e PT querem a presidência da Alece
O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, pode mudar os planos após se tornar consenso entre os 46 parlamentares. Aldigueri estava de olho em uma candidatura a deputado federal, mas pode alterar a rota e disputar a reeleição na Alece ou até ser opção ao Senado. O prestígio é tanto que ele conseguiu reunir, em Iguatu, os deputados Agenor Neto e Marcos Sobreira, inimigos políticos históricos, durante a exposição agropecuária.
As investidas de Tainah Marinho em Barroquinha
A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho, segue a lei: não anuncia candidatura à Prefeitura de Barroquinha na eleição complementar de 2025. Aguarda a definição da data pelo TRE, que pode marcar o pleito para dezembro. Habilidosa, já articula com vereadores e lideranças que saíram da base do ex-prefeito Jaime Veras e aderiram ao seu projeto político. Na entrega das ambulâncias do SAMU, nenhum representante da Prefeitura compareceu para receber o veículo conquistado por Tainah junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Popularidade de Elmano
O governador Elmano de Freitas tem 71% de ótimo e bom nas pesquisas, em curva de crescimento. Testou sua popularidade neste domingo ao atravessar 1,5 km na Beira-Mar sob aplausos. Segundo organizadores do 7 de Setembro em Fortaleza, cerca de 100 mil pessoas participaram do evento.
Ciro Gomes convidado para coordenar campanha da direita no Nordeste
O Centrão pretende ter Ciro Gomes não como candidato a cargo executivo, como ele deseja, mas como coordenador de campanha no Nordeste e Sudeste. Em caso de vitória, Ciro teria influência no governo. A resistência, no entanto, é grande por conta dos seus ataques a nomes como Bolsonaro, Valdemar Costa Neto e Arthur Lira.
Camilo vê filme com Lula e Janja no 7 de Setembro
Malês, filme de Antonio Pitanga sobre a revolta negra, ganhou trailer e data de estreia. Foi exibido em primeira mão para o presidente Lula. O ministro da Educação, Camilo Santana, foi convidado para a sessão no Palácio da Alvorada. “Viva o cinema nacional! Sessão do filme Malês, no Cine Alvorada, com o presidente @lulaoficial, a primeira-dama Janja e o elenco”, escreveu Camilo.
Ministros do STF fora do 7 de Setembro
Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram não participar dos desfiles da Independência. O STF julga militares e o ex-presidente Bolsonaro, capitão do Exército, como traidores da pátria. A ausência demonstrou unidade da Corte.
Janaína Farias anuncia voto em Júnior Mano para o Senado
O deputado Júnior Mano fortaleceu sua base política rumo à pré-candidatura ao Senado em 2026. Recebeu o apoio da prefeita de Crateús, Janaína Farias. Júnior Mano deve ainda conquistar apoio de gestores e lideranças do Vale do Acaraú, com articulação de Cid Gomes.
