Menu

Pré-campanha com temperatura elevada em janeiro; Abolição sinaliza que quer Ciro como adversário

Numa tática bem pensada, o chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, chamou para si o papel de galo no terreiro do Abolição, com amplitude. Tudo tem resposta. Não importa o tamanho político de quem pretende entrar no cercado. A resposta é imediata. Parece interessar o custo da briga. A pré-campanha ficou mais agitada em janeiro. Ciro Gomes, orientado por marqueteiros, quer cantar de galo, agredindo, sem pena, Cid Gomes, Camilo Santana e Elmano de Freitas, com declarações repetidas sobre violência, responsabilizando o Estado por negligência, além de abrir ataques ruidosos sobre supostas traições.

A declaração de Cid foi dura na arena política. “Acho que juntou o fígado do Ciro com a ambição desmedida do Roberto Cláudio.” Cid se refere ao ódio dirigido a Camilo e à tentativa de utilização do bolsonarismo para enfrentar o Abolição. O senador garantiu apoio e voto em Elmano no seu projeto de reeleição. Cid não pode mais recuar. Os lances da pré-campanha terão desdobramentos fortes em fevereiro, mês que antecede a janela partidária, período em que deputados podem mudar de partido sem perder o mandato. Por enquanto, Ciro não topou o debate público com Chagas Vieira. Vai direto ao fígado de Elmano, Camilo e Cid. O que foi dito em janeiro provavelmente será retomado no mês do Carnaval, com maior intensidade.

Luiz Fernando Bittencourt é eleito presidente do Sindicato de Asseio e Conservação

Luiz Fernando Monteiro Bittencourt foi eleito presidente do SEACEC — Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização do Ceará — para o período de 2026 a 2030, em chapa única. Também compõe a nova diretoria Fabiano Barreira, como vice-presidente. Luiz Fernando ocupa ainda a vice-presidência da Fecomércio Ceará.

Aldigueri fecha parceria com Rozário Ximenes

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, chegou aos sertões de Canindé e fisgou um apoio poderoso, influente na região. Acertou parceria com Rozário Ximenes, ex-vereadora, ex-vice-prefeita e duas vezes prefeita de Canindé. Aldigueri recebeu Rozário ao lado da filha, Shara Ximenes.

Bom resultado para a gestão Evandro

O vendaval que atingiu Fortaleza só não teve efeito devastador porque a Prefeitura realizou trabalho preventivo, com limpeza de bueiros, desobstrução de canais e limpeza de riachos. O maior acumulado de chuva entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (27) foi registrado no bairro Granja Lisboa, com 109,4 mm, seguido por Vila Velha, com 96,3 mm; Mucuripe, com 93,7 mm; e Centro, com 89,5 mm.

Heráclito Graça deu certo

Projeto do engenheiro Marco Borges, entregue ao senador Cid, com obra iniciada por José Sarto e concluída por Evandro Leitão, o piscinão da Heráclito Graça funcionou. A via recebeu grande volume de água e rapidamente secou.

Júnior Mano será votado em Capistrano pelo prefeito Cláudio Bezerra

O prefeito de Capistrano, município do Maciço de Baturité, Cláudio Bezerra, declarou que votará em Júnior Mano para o Senado Federal. Cláudio registrou o encontro e afirmou:

“Tive a alegria de participar de uma reunião muito produtiva com o deputado federal e futuro senador da República, Júnior Mano. Um momento importante de diálogo e alinhamento, onde tratamos de pautas fundamentais para o desenvolvimento de Capistrano. Na oportunidade, discutimos melhorias e investimentos que vão fortalecer ainda mais o nosso município, garantindo mais avanços, mais oportunidades e mais qualidade de vida para a nossa população.”

Guimarães: “O PT nacional e local apoiam minha candidatura ao Senado”

Se alguém ainda tinha dúvida, agora está esclarecido. O deputado José Guimarães afirmou, em entrevista à CNN Brasil, que é o candidato de Lula ao Senado. “O PT nacional e o local me apoiam”, disse.

O discurso

O discurso do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, na solenidade em que o BNDES liberou R$ 1,1 bilhão para o Ceará investir em água, esgoto, saneamento e tecnologia, via call center, foi tão bem colocado que o deputado recebeu um longo abraço e a palavra “gratidão” do governador. O plenário aplaudiu de pé o chefe do Legislativo — algo raro.