Camilo, Elmano, Evandro, Guimarães, Aldigueri, Tasso, Ciro, Cid, RC, Chiquinho, pastor Alcides, André Fernandes, Girão, Domingos, Zezinho, Júnior Mano e Chagas Vieira são os nomes que definirão 2026. Aliás, é bom registrar que, ao contrário de pré-campanhas anteriores, teremos novos nomes no cenário. É a sede de poder que surgiu ainda mais forte com a internet.
O patrulhamento ideológico não cabe, porque a política é de todos. Ao contrário de outros segmentos, no mundo político se decide no voto. Não tem dono, e sim serviço prestado.
A construção das candidaturas tem sido baseada, segundo Chagas Vieira, no “ódio” de não aceitarem o Ceará ser governado por Elmano de Freitas, um filho de agricultor e de uma professora de escola pública, e ter um ministro da Educação cearense, o ex-governador e senador Camilo Santana.
É natural, nesses tempos de campanha antecipada, que algumas pré-candidaturas sofram desgaste por conta dos ataques de adversários. Vamos ver o que sobrará até as convenções que definem as candidaturas, a serem realizadas exatamente daqui a um ano.
Troca de comando do PL sofre adiamento
O ato de posse do deputado André Fernandes na presidência do PL cearense foi adiado. Marcado para a próxima terça-feira (15), foi transferido para setembro. O atual presidente do partido no Ceará, deputado Carmelo Neto, pedirá licença do mandato em agosto, e não se sabe se pedirá também o afastamento do comando do partido para não passar o cargo. Aparentemente, não há crise no PL cearense, mas há, sim, problemas na legenda.
Sertão pegando fogo de alegria com o Forricó e a Expocrato
A alegria toma conta do sertão do Ceará! Começaram o Forricó e a Expocrato. No Forricó serão quatro noites inesquecíveis, com grandes atrações nacionais, muito forró, cultura e dança. A Expocrato se estenderá por uma semana. As duas festas são gratuitas. No Icó, o casal Laís e Neto Nunes receberá mais de meio milhão de pessoas, e o deputado Yuri do Paredão, na Expocrato, deve receber 600 mil pessoas.
O amigo leal e grato de Júnior Mano
O prefeito de Forquilha, Edinardo Filho, deu provas claras da aplicação de R$ 6 milhões para fazer o calçamento de uma comunidade inteira em seu município. No discurso de inauguração, na quarta-feira (9), agradeceu ao deputado Júnior Mano, que liberou a verba por meio de emenda parlamentar. Edinardo é um dos 79 prefeitos que apoiam Júnior Mano ao Senado.
O manifesto de Aldigueri está com os presidentes Lula e Hugo Motta
O manifesto em defesa do Brasil, de autoria do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, aprovado por 34 dos 46 deputados cearenses contra o tarifaço e a imposição para arquivar o processo do golpe, está com os presidentes Lula e Hugo Motta. Os líderes dos partidos decidiram não votar o projeto de anistia por conta da repercussão negativa das medidas do presidente americano Donald Trump.
“A população quer resultados”, diz Evandro a secretários
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, repetiu na reunião do secretariado uma frase do início do mandato: “O povo me colocou aqui porque queria mudança, me viram como oposição ao que estava posto e não vou decepcionar nem tirar a esperança da população de Fortaleza.”
O recado foi dado aos secretários das Regionais, que vão cuidar de tapar buracos, tirar o mato e o lixo das ruas, se preocupar com a iluminação e atender bem à comunidade nas sedes das Regionais. O telefone para o povo ligar é 156.
Chagas Vieira afirma que sargento Reginauro é “miliciano”
O chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, respondeu ao ataque feito contra ele pelo deputado sargento Reginauro, que foi “preconceituoso”, segundo Chagas. “O miliciano Reginauro ganha muito para não fazer nada. Fica estimulando facções”, disse. O colega de bancada de Reginauro, deputado Felipe Mota, achou dura demais a declaração de Chagas e pediu retratação.
Prefeitura de Jericoacoara expulsa bugueiros que protestam
Os turistas que visitam Jericoacoara fazem passeios de buggy para conhecer as dunas, a praia, as lagoas e a pedra furada. A rota das emoções faz parte do roteiro turístico.
Uma placa colocada pela prefeitura autoriza o estacionamento de 10 buggies para pegar passageiros. “A prefeitura só quer autorizar dez”, reclamam os bugueiros que fizeram protesto.
A prefeitura não explicou o porquê da medida e colocou fiscais e guardas para impedir o estacionamento dos veículos. Os protestos seguem.
