Tem uma regrinha na política muito popular, ela diz assim: “quando a cadeira está vazia, vem alguém e senta”. O presidente da Alece, Evandro Leitão, foi eleito prefeito de Fortaleza em 27 de outubro. Nenhum deputado anunciou interesse em presidir a Casa em seu lugar ou mesmo procurar quem decide para mostrar interesse. Fernando Santana pediu audiência ao governador e apoio. Conseguiu. Simples assim!
A revelação foi feita pelo governador Elmano, que não escondeu como se deu sua conversa com o deputado Fernando Santana. Disse o governador: “ele, Fernando, me procurou, disse ser candidato e que teria apoios. Ele é um conciliador, do diálogo. Desejei boa sorte e as conversas estão só começando”. O governador não citou outros pretendentes. Fica claro que o deputado Fernando Santana viu a cadeira vazia e sentou.
Outra motivação que levou o governador a apoiar a postulação do Fernando Santana foi fortalecer a imagem do seu líder, o ministro Camilo Santana. O PT no Ceará tem o Governo do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e Presidência da Alece. Para o Brasil esse poder projeta Camilo Santana.
O PSB, maior aliado do Abolição, ainda não refeceu os deputados do PDT. Na avaliação do PT ficaria mal a sigla de Ciro Gomes indicar o presidente da Alece. O PSB está demorando muito a fazer a transição ou migração dos deputados do PDT.
Como na política os pontos se encontram, a dor que a bancada do PSB que ainda veste a camisa do PDT vai passar. Os ajustes serão feitos. As coisas se acalmam. O tempo resolve tudo.
Elmano claro e direto
Respondendo a uma pergunta sobre reclamações de que o PT quer ficar com todo o poder, o governador Elmano foi objetivo: “As pessoas precisam reclamar do povo. Foi o povo que elegeu Elmano governador e Evandro prefeito”. Ainda segundo o governador, “isso aumenta a responsabilidade”.
Evandro na montagem de equipe: Júnior Castro será secretário de governo
O prefeito de Chorozinho, Júnior Castro, que deixa o cargo em 31 de dezembro, será o secretário de governo da próxima gestão e já coordena, ao lado do prefeito eleito Evandro Leitão, do vereador Eudes Bringel, futuro secretário de Articulação Política, e do futuro chefe de Gabinete, Tiberio Burlamaqui, a montagem da equipe. A secretária de Comunicação será a jornalista Giselle Dutra e o assessor de imprensa, Guto Mota.
Coronel André Barbosa vai dirigir a Câmara presidida por Léo Couto
O coronel André Barbosa, oficial da Polícia Militar e grande articulador nas comunidades, será o diretor geral da Câmara de Vereadores de Fortaleza, que terá o vereador Léo Couto na Presidência na cota do senador Cid Gomes e do PSB. Evandro abrirá sua gestão com 30 vereadores apoiando seu governo.
Rui Costa cobrado por Elmano
Para o governador Elmano é urgente a necessidade de concluir obras estruturantes do Governo Federal no Ceará e no Nordeste. Ficou muito claro esse posicionamento do governador na sua fala. O gestor cearense, que estará em Piquet Carneiro ao lado do ministro da Casa Civil de Lula, Rui Costa, pressiona para ver a obra concluída até fevereiro de 2026. A preocupação do gestor cearense tem lógica. A eleição municipal sinalizou a evolução da direita no Nordeste.
Evandro atrás de verba entrega projetos ao ministro Rui Costa
Na reunião do prefeito eleito, Evandro Leitão, com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, no Abolição, o futuro gestor de Fortaleza entregou cinco projetos nas áreas de habitação, iluminação pública, segurança, construção de creches e infraestrutura viária. A Prefeitura de Fortaleza não tem dinheiro. O ministro avaliará e agendará reunião com o presidente Lula.
