O Brasil vive um cenário político em que as candidaturas aos governos estaduais sofrem forte influência da disputa presidencial. A eleição nacional contamina o debate local.
Três campos políticos estão em movimento: a extrema-direita, o centro e a centro-esquerda, como definem dirigentes partidários. Os partidos importam por conta do fundo partidário, mas, no jogo político real, o peso maior é o das lideranças populares.
Lula e Bolsonaro seguem liderando a polarização, alimentada por seus seguidores. Parece uma disputa de sobrevivência política dos dois lados. Tentando se firmar como terceira via, surgem nomes como Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior e Eduardo Leite. Na extrema-direita, dois nomes estão na estrada: Flávio Bolsonaro e Romeu Zema, governador de Minas Gerais.
No Ceará, o cenário aponta para o enfrentamento entre Elmano de Freitas, Ciro Gomes, Eduardo Girão e o professor Jarir Pereira. O bolsonarismo, em sua maioria, tende a votar em Ciro. Não por afinidade, é importante destacar, mas por rejeição ao PT e por enxergar no ex-governador chances de vitória. Eduardo Girão pode ser o candidato oficial do bolsonarismo, é o preferido de Michelle Bolsonaro, e esse fato prejudica Ciro, embora seus aliados não tratem o tema com a devida seriedade.
As pesquisas publicadas até aqui mostram dois cenários distintos. Sem o apoio explícito de Lula, Elmano seria derrotado. Com Lula, Camilo e Cid, Elmano abre larga vantagem e vence no primeiro turno. Ciro terá de se esforçar muito para reduzir a diferença atual e já externou essa preocupação.
Aldigueri conquista Icó e Ubajara
Martelo batido. Os municípios de Icó e Ubajara votarão no presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, para deputado federal. É preciso reconhecer a articulação política que vem sendo construída para viabilizar a candidatura de Aldigueri à Câmara Federal, fruto de uma agenda extensa entre Fortaleza e o sertão.
ITA terá entrega antecipada
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, responsável pelo financiamento do ITA, realizou inspeção na obra de construção do instituto em Fortaleza. Mandou acelerar. A previsão é de que o prédio principal e os alojamentos sejam entregues em 2026. A obra está em fase de acabamento. “Já tem água nas torneiras”, disse Pacobahyba.
ITA, Transnordestina, Cinturão das Águas, Transposição do São Francisco, hospitais e escolas em tempo integral são grandes bandeiras de Lula, no Nordeste, e de Elmano, no Ceará, com foco na geração de empregos.
Domingos Filho controla o PSD
A decisão do PSD de se afastar de uma candidatura ligada a Flávio Bolsonaro e discutir candidatura própria acende o alerta sobre a construção, ou não, de palanque próprio no Ceará. Essa candidatura própria pode, inclusive, não passar pelo Estado. Domingos Filho tem entendimento consolidado com Elmano e Camilo e terá a palavra final no diálogo com Gilberto Kassab.
Vídeo de Vicente Aquino viraliza
O advogado Vicente Aquino postou um vídeo alimentando a esposa, a prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, no leito hospitalar após uma cirurgia. O vídeo viralizou. Em momento de forte emoção, Vicente aparece ajoelhado pedindo saúde. “Peço saúde”, afirma. A prefeita se licenciou do cargo para se recuperar da cirurgia de urgência.
Marquinhos Tavares entrega moradias ao lado de Elmano e Júnior Mano
O prefeito de Itaitinga, Marquinhos Tavares, gestor de sucesso na área econômica, duplicou o PIB do município, atraiu grandes empresas — como Amazon e atacadistas de grande porte — e transformou Itaitinga na cidade com mais canteiros de obras da construção civil. Ao lado do governador Elmano, entregou moradias populares e reafirmou apoio a Júnior Mano, para o Senado, e a Acilon Gonçalves, para a Câmara Federal.
Fernanda Pessoa convida Jade Romero para o União Brasil
A vice-governadora Jade Romero recebeu convite da deputada Fernanda Pessoa para se filiar ao União Brasil. Ouviu, agradeceu e não deu resposta. O Abolição gostaria de manter Jade na posição de vice pelo MDB, mas o partido tem outros planos, segundo ela. Jade Romero é filiada ao MDB há 25 anos, seu primeiro e único partido.
Moses inicia pré-campanha ao Senado pelo Cariri
O deputado federal Moses Rodrigues iniciou pelo Cariri sua pré-campanha ao Senado Federal. Participou de reuniões com prefeitos da base aliada de Elmano e concedeu entrevistas. Sua passagem de quatro dias pela região se encerra nesta quinta-feira (29).
Só lixo em Jericoacoara
Tudo bem Jericoacoara alagar com as chuvas, fruto da falta de debate que deveria existir. “Mas a chuva mostrou a sujeira e a falha grave na coleta de lixo”, reclamou Aldigueri.
