Menu

Por que Ciro rompeu com Camilo

Há exatos 40 anos, Ciro Gomes iniciou seu ciclo político no Ceará. A ascensão se deu com a chegada de Tasso Jereissati ao governo do estado, quando Ciro atuou como líder do governo Tasso.

Menos de dois anos após assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, Ciro foi eleito prefeito de Fortaleza, cargo que deixou com um ano e meio de mandato para se candidatar ao governo do Estado, com o apoio de Jereissati. Mais uma vez, não concluiu o mandato, renunciando para assumir o cargo de ministro.

A trajetória política de Ciro transformou-o em uma figura nacional, sendo candidato à Presidência da República por quatro vezes, acumulando quatro derrotas — a última, considerada humilhante.

Ao longo desses anos, Ciro sempre teve influência na escolha dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza e ao Governo do Ceará. Em Fortaleza, não obteve êxito, mas seu irmão, Cid Gomes, sim. Para o governo estadual, Ciro foi decisivo nas eleições de Cid e Camilo.

O rompimento entre Ciro e Camilo Santana ocorreu durante a sucessão da governadora-tampão Izolda Cela (PDT). Izolda pretendia concorrer à reeleição e contava com o apoio de Camilo e Cid. Ciro, no entanto, defendia a candidatura de Roberto Cláudio. Ciro venceu a convenção do PDT e Roberto Cláudio foi o candidato ao governo, ficando em terceiro lugar — atrás de Elmano, o vencedor, e de Wagner.

O apoio de Camilo e Cid foi determinante para a vitória de Elmano de Freitas no primeiro turno. Cid, ao não participar efetivamente da campanha, sinalizou claramente que seu candidato era Elmano — o que Ciro interpreta como uma “facada nas costas”, expressão que usa com frequência ao se referir ao irmão.

Escrevo esse breve histórico para que o leitor mais jovem compreenda a trajetória de Ciro na política local e nacional.

O que move Ciro Gomes a querer disputar novamente o governo do Ceará, enfrentando o grupo liderado por Camilo Santana, é a mágoa com o processo sucessório de 2022. Teremos, ao que tudo indica, um terceiro turno.

Vale destacar que o ministro Camilo Santana nunca respondeu publicamente aos ataques de Ciro Gomes, mantendo o debate restrito à família Ferreira Gomes. No governo Elmano, Cid Gomes é altamente prestigiado. Em todos os discursos, Elmano ressalta o papel de Cid na política educacional e no desenvolvimento do Ceará.

Presidente do STF visita a OAB Ceará e será recebido por Elmano

A OAB Ceará promoverá um grande evento com palestra do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira (21), às 10h, na sede da entidade. O tema da palestra será: “Plataformas Digitais, Inteligência Artificial e os Desafios do Mundo Contemporâneo”.

O ministro estará acompanhado do governador Elmano de Freitas, do prefeito Evandro Leitão e da presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão.

Camilo assina parcerias para o ITA e libera recursos em Fortaleza

O ministro da Educação, Camilo Santana, vai liberar novos recursos para a construção do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) na Base Aérea de Fortaleza. O ato ocorrerá na manhã desta segunda-feira (21). Também serão assinados convênios com a UFC e entidades parceiras. O ITA Ceará será inaugurado em 2026 e já abrirá inscrições para a segunda turma. As obras tiveram início em janeiro.

ITA impulsiona negócios no aeroporto de Fortaleza

A direção da Fraport, empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, procurará o governador Elmano e o ministro Camilo Santana para apresentar um projeto de expansão. A proposta inclui a construção de um shopping e de um hotel na área do aeroporto. Esse é o chamado “efeito ITA”. Em aeroportos modernos, é comum haver hotéis nas proximidades para pernoite de passageiros e hospedagem temporária de autoridades.

Bolsonaro foi além e pode virar “defunto político” em 2026

Um ato errado, um gesto mal calculado, um discurso fora de hora — e, principalmente, envolver o país em crises — pode custar caro a um homem público. Jair Bolsonaro pode ter entregue aos seus opositores o presente que aguardavam: o fim de sua carreira política. Abriu, assim, caminho para nomes como Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior e Ronaldo Caiado.

Cid cobra provas contra Júnior Mano

No meio jurídico, o tema do momento são as declarações de Cid Gomes, que cobrou provas contra o deputado Júnior Mano, acusado de receber comissão para liberar emendas parlamentares. “Me mostrem uma prova, me mostrem”, desafiou Cid, citando o Ministério Público Eleitoral de Canindé e a Polícia Federal.

Tauá conquista selo de inspeção sanitária: “A economia vai mudar”, diz Domingos Neto

Tauá se tornou o primeiro município do Ceará a conquistar o selo federal de inspeção sanitária, concedido pelo Ministério da Agricultura. Com essa certificação, o município poderá liberar produtos de origem animal — como queijos e carnes — para venda formal em todo o território nacional, incluindo Fortaleza.

“O selo garante que produtos dos nossos produtores familiares e do agronegócio cheguem com segurança e legalidade aos mercados”, afirmou o deputado Domingos Neto.

Segundo ele, a medida também beneficiará outros municípios: “Agora, produtores de outras cidades poderão certificar seus produtos em Tauá, o que facilita o processo e gera emprego e riqueza”, concluiu.