Vivenciamos uma era da esquerda no poder. No Ceará, o PT tem sua gênese em dois endereços: a UFC e o Icapuí. É fácil entender. O PT nasceu da mobilização sindical e é fruto da inteligência acadêmica, que mora na universidade. Icapuí foi importante núcleo político do petismo no Brasil, pois serviu de laboratório para implantação de várias políticas públicas. Foi o primeiro município brasileiro administrado por petistas. À época, José Airton Cirilo foi seu primeiro gestor.
Lula, José Dirceu e Olívio Dutra são alguns nomes que frequentavam Icapuí, onde o prefeito prestava contas em um mural e respirava-se cultura no projeto “Acampamentos”, na Festa da Lagosta. Hoje, ilustres da esquerda possuem casas no município. O ministro Camilo Santana e Antenor Naspolini, que trouxe o Unicef para o Brasil, são dois frequentadores do município.
A sessão itinerante da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (25) irá resgatar a importância de Icapuí. “O Ceará aprendeu muito com Icapuí: pesca, gastronomia, ensino modelo, assistência médica e social populares nasceram no território das mais belas praias”, disse o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão.
JADER FILHO VAI ENTREGAR 859 MORADIAS DO MINHA CASA, MINHA VIDA EM FORTALEZA
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, estará em Fortaleza na próxima segunda-feira, (29), para entregar mais uma etapa do empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida: Residencial Cidade Jardim V, no bairro José Walter. O evento será às 15 horas. O governador Elmano de Freitas vai acompanhar o ministro.
TRÊS MINISTROS DO GOVERNO LULA ESTARÃO NESTA SEXTA-FEIRA NO CEARÁ
O ministro Camilo Santana vai participar da plenária estadual do PPA Participativo 2024-2027 em Fortaleza, nesta sexta (26). O evento é da Secretaria-Geral e do Ministério do Planejamento e Orçamento, e ocorrerá na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), na Assembleia Legislativa. Estarão presentes também os ministros Wellington Dias e Simone Tebet.
FELIPE MOTA X MOISÉS BRÁS
O deputado Felipe Mota, União Brasil, usou a tribuna da Assembleia e denunciou um convênio entre a SDA e o MST: “O MST deu entrada em um ofício para patrocinar uma feira em São Paulo, às 15h do dia 20 de maio, e duas horas depois, o convênio de R$ 1,5 milhão estava assinado. E no dia seguinte o convênio estava publicado no Diário Oficial em menos de 24h. Estou ajudando o governo a não fazer coisa errada. Se fosse do mal, eu deixaria fazer, pagar e depois iria cobrar uma nota de improbidade.” A liderança do governo ignorou a denúncia. Considera legal e normal o ato do secretário Moisés Brás.
COM QUEM FICA O PDT DO CEARÁ?
Pode ser definido, nesta quinta-feira (25), o destino do PDT cearense. O deputado federal André Figueiredo, atual comandante do partido, receberá uma comissão de prefeitos. A pauta é única: entregar o PDT cearense ao senador Cid Gomes. Os prefeitos querem apagar a crise.
