A estimativa é pra lá de auspiciosa: investimentos superiores a R$ 400 milhões deverão ligar a ignição do Polo Automobilístico do Ceará. O complexo está previsto para funcionar em Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza. A apresentação do empreendimento contou com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Isso dá evidente peso ao projeto. Neste momento de ebulição causada pelas disputas eleitorais nos municípios, nos quais o Palácio da Abolição tem real, legítimo e republicano interesse, o assunto pode se apresentar também como vantagem competitiva. Afinal, alinhar-se a quem articula o que pode ser um salto econômico histórico há de ser bom negócio. E ir na direção oposta não deve ser entendido como manobra inteligente.
AO LADO
É claro que, por ora, a retórica oficial e otimista do Governo do Estado e do Governo Federal tem volume alto. No entanto, é importante observar que traz embarcados o Banco do Nordeste e a Federação das Indústrias do Ceará, cujas assinaturas têm alta expressão.
DERAM PARA TRÁS
Vale notar, porém, que o Ceará nunca foi bem-sucedido em projetos do setor. Frustrações não faltam: as fracassadas fábricas de buggies Fyber, de utilitários Gurgel e de jipes Troller podem ser referências para opositores do plano do Polo Automobilístico do Ceará.
VAI DAR?
A ideia atual é que o Polo Automobilístico ponha no mercado em 2025 os primeiros modelos – elétricos ou híbridos, podendo chegar a 40 mil unidades de diferentes marcas na fim da etapa inicial da produção. Para abrigar o Polo, o Governo do Estado desapropriou a antiga fábrica da Troller, com área de 11,89 hectares.
ENDEREÇO
O candidato do PT a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, inaugura neste sábado o comitê central da campanha. Vai ter adesivagem de carros e distribuição de santinhos. Além, claro, do corpo-a-corpo com o eleitorado. O comitê fica na Avenida Washington Soares, 2398 – no mesmíssimo local onde funcionou o de Elmano de Freitas em 2022.
QUAL A MÚSICA
A Assembleia Legislativa e o Sindicato dos Músicos do Ceará realizarão, na próxima segunda-feira, audiência sobre a cobrança do couvert artístico em bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Será às 14h. A lei vigente é de 2012 e, segundo os músicos, carece de atualização para ficar justa.
