O PT realiza plenária nacional nesta sexta (27), em Fortaleza, e, no sábado (28), plenária estadual em Crateús. A plenária do partido na capital cearense contará com a presença de Edinho Silva, candidato do presidente Lula; do ministro Camilo; do governador Elmano; do presidente estadual, Antônio Carlos, o Conin; e do deputado José Guimarães, que integra a chapa da executiva nacional. Em Crateús, a plenária estadual será a consolidação da chapa do grupo de Guimarães, que deve vencer a eleição no Ceará, em Fortaleza e em outros 180 municípios. A eleição no PT está marcada para 6 de julho.
O Partido dos Trabalhadores é a maior legenda em militância política nas Américas. São milhares de filiados espalhados por todo o Brasil. O PT está presente em sindicatos, entidades de classe, movimentos sociais, casas legislativas e comanda a Presidência da República.
São candidatos à presidência do PT estrelas do partido, como Edinho Silva, ex-ministro e deputado, pela corrente Construindo um Novo Brasil; Rui Falcão, deputado federal, de corrente independente; Romênio Pereira, do Movimento PT; Valter Pomar; e Washington Quaquá, da corrente Articulação de Esquerda.
Como se vê, são muitas as correntes internas do PT — e críticas ao modelo atual do governo Lula. Defendem um governo mais ativo, mais popular e sem a presença da direita nos ministérios. Lula tem afirmado que o modelo brasileiro de presidencialismo impõe a governança por meio de ampla aliança.
Augusta Brito vai disputar mandato de deputada federal: “Sou discriminada como suplente”
A senadora Augusta Brito não se sente confortável como suplente no exercício do mandato, devido ao preconceito por parte de outros senadores. “O Camilo é maravilhoso. Me deixa livre para exercer o mandato, mas os senadores me tratam com indiferença, por ser suplente e mulher. Com o mandato de deputada e se o Camilo seguir ministro, me licencio e fico no Senado”, desabafou.
Evandro vai acabar com o improviso no asfalto: “Chegou a hora”
Pela primeira vez, Fortaleza terá recuperação estruturada da malha viária. O prefeito Evandro Leitão lançou o programa O Trabalho Tá na Pista, voltado à recuperação das vias da cidade. Com investimento de R$ 100 milhões até o fim de 2025, o programa contempla 800 mil m² de recapeamento asfáltico — o equivalente a 100 km de vias — e prioriza os principais corredores de tráfego da capital, considerando o alto fluxo de veículos e o transporte coletivo.
Segundo Evandro, o programa representa um avanço em relação às iniciativas anteriores. “Em 2024, foi recuperada menos da metade do que será executado agora em 2025. O programa contempla o recapeamento das principais avenidas, com frentes de trabalho atuando diuturnamente. Haverá ainda intervenções nas tampas de esgoto, serviços de drenagem, recuperação de pisos intertravados, reforço na sinalização e outras ações essenciais para garantir mais segurança e conforto à população de Fortaleza”, explicou.
A emoção de Aldigueri
O deputado Romeu Aldigueri foi às lágrimas ao inaugurar, ao lado do governador Elmano, a Estrada Vicente Arruda — homenagem a seu padrinho político, que conectará diversas comunidades. O presidente da Assembleia Legislativa agradeceu ao governador, ao irmão e prefeito Aníbal Filho (reeleito com 70% dos votos) e anunciou que, em breve, Granja ganhará uma nova avenida de entrada, com um grande portal.
Deputado Guimarães e o coração doente
O líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães, será submetido a um procedimento cirúrgico delicado. Receberá “stents” após sofrer um infarto há três meses. O cateterismo revelou a gravidade do quadro. A cirurgia será realizada após a eleição do comando do PT no Brasil, no Ceará e nos municípios. Guimarães comunicou a decisão após pronunciamento do presidente do Congresso sobre seu estado de saúde, afirmando que seguirá com coragem para lutar pelo país.
Júnior Mano garante reforma do hospital de Pindoretama
O Hospital de Pindoretama será reformado e ampliado, com a inclusão de uma maternidade com sala de parto. Os recursos foram entregues ao prefeito Dedé Soldado. Júnior Mano exibiu vídeo em que aparece ao lado de 12 prefeitos recebidos por ele em Brasília, entre segunda e quinta-feira.
Simão Pedro e a dor de cabeça com o DNOCS
Em desabafo contundente, o deputado Simão Pedro criticou o DNOCS por negar autorização para a urbanização da margem do Açude Orós, projeto que visava à criação de uma orla para impulsionar o turismo. “Todos os governadores do Nordeste querem o fim do DNOCS, que virou cabide de emprego e lavanderia.” Em Quixadá, a barragem do Açude do Cedro também agoniza.
