Os elogios públicos dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ao ministro da Educação, Camilo Santana, foram recebidos como bem-vindos pela cúpula do governo Lula. Governadores apontados como opositores ao governo não escondem os avanços.
O ministro Camilo Santana reagrupou o mundo da educação, que herdou em frangalhos. Entidades do ensino fundamental, médio, de pesquisas, além de reitores de universidades e institutos federais, estão em diálogo permanente.
Entidades como a Capes estão enviando centenas de pesquisadores para concluir mestrados, doutorados e pós-doutorados em universidades brasileiras e do exterior, tudo financiado pelo Ministério da Educação.
Além de liberar recursos para 1.500 escolas pelo país, cerca de 100 institutos federais e 200 campi de universidades federais, o ministro Camilo Santana obtém uma vitória expressiva: trazer estudantes de volta para as escolas e universidades.
O governo precisa recuperar sua relação com a juventude a partir de projetos nas áreas da educação e cultura. Camilo está fazendo a sua parte.
Chagas Vieira está fazendo fotos e vídeos com a população
O chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, iniciou nova movimentação política ao passar a fazer fotos e vídeos nas solenidades em que acompanha o governador Elmano de Freitas. Chagas tem sido prestigiado pela cúpula governista e conta com apoio fechado de deputados para ser o maior agente de blindagem do governo fora do Parlamento.
Acrisio propõe letramento digital nas escolas do Ceará
O deputado Acrisio Sena (PT) decidiu estudar os caminhos da tecnologia no campo digital. Apresentou projeto para o ensino de inteligência artificial nas escolas, com a finalidade de iniciar a formação de pessoal para desenvolver as chamadas big techs. “O Piauí já implantou a disciplina nas escolas”, informou.
Malha d’Água, o ícone do semiárido
A inauguração da primeira etapa do projeto Malha d’Água, em Banabuiú — de onde partirá água tratada para 13 municípios do Sertão — é o início de uma revolução. Serão 179 municípios atendidos ao final do projeto, recebendo água tratada por tubulação de aço e não por canais a céu aberto, evitando a evaporação.
Urna eletrônica na pauta
O Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais 2025 será realizado de 1º a 5 de dezembro, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A oitava edição do teste teve recorde de inscrições, inclusive com aumento da participação feminina: foram 149 aprovações. O número demonstra o interesse da sociedade em uma das etapas mais importantes de fiscalização e auditoria do processo eleitoral.
Trator para agricultura familiar
O líder do PT, deputado Missias do MST, anunciou a chegada, ao Polo Automotivo de Horizonte, de uma fábrica de tratores para atender à agricultura familiar. “Inicialmente serão pequenos tratores e implementos”, informou Missias, que já havia anunciado a instalação de uma fábrica de bioadubos na Serra da Ibiapaba, nos moldes chineses.
O choro de Suricate
O deputado Léo Suricate (PSOL) é a própria raiz cearense. Sem-teto, estudante de escola pública, sempre foi pobre e atuou como agente social. Chorou na tribuna ao tentar falar sobre o esforço para chegar à Alece. O Legislativo precisa de pessoas vindas dos movimentos sociais. Isso quebra o ambiente elitizado.
Deputado “David Proarmas” longe da realidade
O deputado estadual David Vasconcelos (PL), conhecido como “David Proarmas”, apresentou um Projeto de Indicação que visa isentar o ICMS sobre armas e munições destinadas exclusivamente à prática esportiva no Estado. Com a alta taxa de criminalidade, o suplente de deputado parece mirar longe da realidade — ou estar fora do ar.
Prefeito Evandro Leitão gripado, mas trabalhando
O prefeito Evandro Leitão está gripado. Não cumpriu agenda externa, mas segue despachando da sede da Prefeitura.
