Menu

Os movimentos para a sucessão estadual aceleram em silêncio

O governador Elmano de Freitas não tem tratado em público sobre a sucessão estadual. Não fala sobre sua reeleição, entretanto, à medida que avançam articulações, seu radar político vai avaliando os novos cenários.

A entrega do secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, como escudeiro e articulador, tem tido efeito positivo. Animou os aliados e acelerou diálogos importantes para sustentação do projeto de reeleição.

No momento, a estratégia do Abolição tem sido alfinetar prováveis adversários e até carimbá-los como candidatos ao governo. Para alguns opositores, falta coragem para buscar o enfrentamento ao futuro candidato à reeleição, Elmano de Freitas.

O Abolição é o sonho de todo político cearense, mas o destino muitas vezes não oferta possibilidades. Elmano está calado sobre seu projeto de reeleição, mas se move de forma acelerada.

Numa manobra inteligente, está recebendo prefeitos. Uniu aos prefeitos, deputados estaduais e lideranças municipais. O encontro sempre encerra com a gravação de vídeos e fotos. O que foi acertado chega ao alvo: os cidadãos dos municípios.

O Abolição promete receber aliados e “opositores”, como os prefeitos de Sobral e Juazeiro do Norte, ambos se movimentando. O prefeito de Sobral lançou o filho, Moses Rodrigues, pré-candidato ao governo. O prefeito de Juazeiro foi pré-lançado ao governo pelo deputado Danilo Forte. No olho no olho fogem do debate. Elmano os receberá, sem conversa de sucessão estadual. Tudo no protocolo.

Léo Couto e a transparência

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Léo Couto, entrou no modelo moderno de gestão pública ao tocar a casa com transparência. Cada ofício, tomada de decisão e outros procedimentos serão do conhecimento dos vereadores, servidores e da população. Os dividendos já surgiram, colocando a câmara da capital cearense entre as mais transparentes do Brasil.

Horizonte só cresceu com prefeito Nezinho

Um bom prefeito faz um município crescer. É o caso de Horizonte, em nosso Estado, administrado pelo prefeito Nezinho pela quinta vez. Horizonte tem fábricas, agronegócio e agora será, oficialmente, o município brasileiro que vai receber o Polo Automotivo para montagem de carros híbridos e elétricos, segundo decreto da presidência da república. As empresas terão incentivos fiscais, isenções de impostos, áreas para construção de fábricas e infraestrutura, com acessos, água e energia. Horizonte, que foi o município cearense onde a população mais cresceu, será invadido por trabalhadores e investidores.

Evandro vai retirar tocos das ruas

São grandes as insatisfações da população com os tocos colocados nas vias públicas por ex-prefeitos de Fortaleza. O prefeito Evandro Leitão determinou estudo para removê-los. Os primeiros obstáculos serão retirados na avenida Santos Dumont, no trecho próximo ao viaduto de acesso ao Shopping Rio Mar. Os tocos também serão removidos no centro de Fortaleza.

Bolsonaro e mais sete vão a julgamento

Brasília é diferente do restante do Brasil. Bolsonaro vai sentar no banco dos réus. Os generais da ativa o abandonaram, enquanto a direita está concentrando forças no Congresso Nacional. A batalha no STF é cidadela perdida. Enfrentar a justiça é um discurso que agrada uma parte da população e não toda a Nação. Está tudo sendo encaminhado para a condenação de Bolsonaro, que se faz de vítima. Pediu até dinheiro na internet. Deve colocar um dos filhos na disputa presidencial.

Defensor equipara salário a promotor

Os deputados estaduais do Ceará aprovaram a autonomia da Defensoria Pública. A Defensoria Geral equiparou os salários de defensor ao do Ministério Público. Agora, ser defensor virou elite do serviço público, e os concursos serão disputadíssimos.

Aldigueri senador

O lançamento da pré-candidatura de Romeu Aldigueri ao Senado Federal ganhou adesão da bancada estadual do PSB. “É pra valer”, disse o deputado Marcos Sobreira. No sábado, será o encontro do PSB de Fortaleza. Aldigueri estará lá!