Rico e nobre podem promover uma noite de realizações gastando R$ 5 milhões. O pobre fica de fora, distante da festa. Mas sabe que a farra é com o dinheiro dele. Sua única alternativa é o voto, motivo maior da festa de lançamento de nomes para a disputa eleitoral.
Ao longo da história, quando foi criada a participação do cidadão na escolha de presidentes, governadores, senadores, deputados e vereadores, os nobres se reuniam para indicar nomes. Ao eleitor pobre cabia apenas votar nos escolhidos.
Com o tempo, surgiram os meios de comunicação e a informação passou a circular. O nobre agora é obrigado a conversar com o pobre, que não vende mais seu voto. A evolução está chegando ao ápice: parte do eleitorado não se deixa manipular por cabos eleitorais. É preciso convencê-los.
No sertão, a política ainda se parece com o futebol: tem torcida, lados definidos e os problemas acabam ficando para trás. Mas a tendência é acabar, dando lugar ao voto consciente. O eleitor evoluiu. Já os nobres, muitos ainda não perceberam que o Brasil foi governado por um operário, depois por um capitão do Exército; que hoje o Congresso tem 56% de pessoas de origem simples; e que os melhores cargos no serviço público são ocupados por jovens idealistas, filhos de famílias pobres, aprovados em concursos.
A nobreza precisa ajudar mais e de forma urgente, atuando para reduzir desigualdades. Estamos assistindo à manipulação dos pobres por “nobres” que fazem fortuna no crime organizado, aplicando golpes, vendendo drogas e armas.
Elmano promove 59 policiais praças a oficiais nesta terça-feira (30)
O Governo do Ceará promove, nesta terça-feira (30), às 17h30, mais 59 policiais militares, que passarão de praças a oficiais da PMCE. A solenidade será no Comando-Geral, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da Segurança, Roberto Sá, e do comandante-geral da corporação, coronel Sinval Sampaio.
Aldigueri terá Fernando Hugo e vereadora Nega no palanque
O deputado Romeu Aldigueri entrou em Fortaleza com sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSB. No fim de semana, esteve com o deputado Fernando Hugo, tomando café no Mercado da Messejana, e com a vereadora Nega, em almoço no bairro Henrique Jorge. “Falei: vereadora, quero almoçar contigo. Ela me convidou e não imaginava que seria um grande almoço, cercado de pessoas queridas e lideranças importantes. Quero agradecer pelo carinho e recepção nesse domingo de muito sol e boas energias em Fortaleza. Obrigado, vereadora Nega, e a todos do Henrique Jorge que estiveram presentes”, disse Aldigueri.
Marquinhos Tavares aplaudido por colegas
O prefeito de Itaitinga, Marquinhos Tavares, foi um dos mais aplaudidos na noite da premiação dos Melhores Prefeitos. Ele enfrenta grandes desafios: a população da cidade dobrou e a gestão corre contra o tempo para garantir água, esgoto, moradias, escolas, postos de saúde e iluminação pública. O município também recebeu importantes investimentos em logística e transporte, como Amazon e Global.
Júnior Mano consolida apoio de Janaína Farias para o Senado
O deputado Júnior Mano, pré-candidato ao Senado, foi uma das atrações da Exposição Agropecuária de Crateús. Ao lado de Cid Gomes, desfilou pelo parque de exposições. A prefeita Janaína Farias anunciou apoio à candidatura de Júnior Mano ao Senado, que passa a contar com o respaldo de todos os prefeitos da região dos Sertões de Crateús.
Elmano prega união para combater o crime organizado
“Para vencermos o crime organizado no país, precisamos trabalhar todos juntos: estados, municípios, Governo Federal, Judiciário e Legislativo. O Brasil precisa dessa união contra o crime. Venceremos unidos!”, disse o governador Elmano de Freitas durante a formatura de 70 aprovados na Perícia Forense do Ceará.
O deputado Romeu Aldigueri reforçou: “Ninguém ganha pregando e defendendo a violência. É preciso união”.
Evandro lançou Refis
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lançou o Refis para reforçar o caixa da Prefeitura, que recebeu vazio e endividado. O programa começa em 1º de outubro e permitirá ao contribuinte quitar débitos como ISS e ITBI, com até 90% de desconto em juros e multas. A medida ajuda a regularizar dívidas e garante recursos para pagar salários e fornecedores.
