A campanha para presidir, no Brasil, o Partido dos Trabalhadores é a mais acirrada da história. O partido foi fundado há 40 anos. Cinco lideranças nacionais estão na disputa pelo controle do Diretório e o comando da executiva do PT.
Dos cinco candidatos, dois fundadores do PT disputam com mais intensidade a vitória nas eleições diretas: Edinho Silva, líder sindical, ex-ministro, ex-deputado e ex-prefeito, e Rui Falcão, que presidiu o PT e é deputado federal. Esses são os nomes mais fortes.
Edinho Silva tem ampla vantagem no processo. É o candidato do presidente Lula. No Ceará, na plenária deste domingo, terá 90% dos votos por contar com o apoio do ministro Camilo, do governador Elmano, do prefeito Evandro Leitão e do deputado José Guimarães, líder do governo Lula e a liderança que tem o controle da militância e dos filiados no Ceará.
O Partido dos Trabalhadores tem mais de um milhão de filiados. É o partido com maior número de filiações na América Latina. No Brasil, o PT tem o controle do Governo Federal. O Ceará se tornou a maior referência petista. O partido tem o governador Elmano, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão e 47 prefeituras.
Guimarães é o candidato ao Senado da cúpula do PT nacional
Na entrevista coletiva da cúpula do PT, em Fortaleza, ficou claro que o deputado José Guimarães é o preferido para a disputa senatorial. Sem radicalizar, colocam também a decisão como avaliação local, principalmente envolvendo o governador Elmano, o prefeito Evandro Leitão e o ministro Camilo Santana.
Ozires Pontes: “O Ciro é candidato ao governo do Ceará”
O presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, declarou ao jornal Opinião e ao blog Roberto Moreira que Ciro Gomes vai disputar o governo do Ceará. “Giselle Bezerra, durante jantar conosco, disse que o Ciro vai disputar o governo e ela tem influência porque está cuidando pessoalmente da imagem dele”, disse o prefeito de Massapê, Ozires Pontes, presidente do PSDB, que além de filiar Ciro quer entregar o comando do partido. “O Tasso está à frente dos entendimentos”.
Santa Casa de Fortaleza pode ser comandada pelo Governo do Ceará
A Santa Casa de Sobral passou para o controle do Governo do Ceará, dando fim à polêmica sobre a má gestão e a briga com o prefeito sobralense, Oscar Rodrigues. A mesma proposta para administrar a Santa Casa de Fortaleza foi feita pelo governo cearense. As conversas e tratativas estão em andamento. Seria muito bom se a Santa Casa passasse a ser administrada pelo Estado.
Romeu Aldigueri tinha razão
Na briga pelo poder da Santa Casa de Sobral, todos perderam. O governo interveio para por fim à crise em um dos mais importantes hospitais da região Norte no atendimento secundário. O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, declarou quando passou por Sobral que o prefeito Oscar Rodrigues deveria assumir as responsabilidades na Santa Casa pela sua importância como hospital polo. Naquele momento, ele não ouviu a advertência.
Evandro Leitão, o prefeito que mais recebe recursos para saúde
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, está atingindo suas metas na saúde antes de completar um ano de gestão, como previa. O Ministério da Saúde e o governo Elmano estão cuidando bem da área da pasta na capital cearense. Chegaram mais recursos para o IJF, hospital do Conjunto Ceará, da Mulher, Frotinhas e Gonzaguinhas. Em breve, antes do fim de julho, Evandro irá inaugurar mais 30 UTIs no IJF.
O balanço de seis meses de Léo Couto: revolução social
Léo Couto, sobre seus seis meses de sucesso político comandando a Câmara Municipal de Fortaleza: “Meu compromisso é de que a Câmara continuará trabalhando para estar cada vez mais próxima e mais acessível para cada fortalezense.” A maior transformação foi no campo social. O vereador Léo Couto está empregando pessoas com autismo, síndrome de Down e deficientes físicos.
