Menu

O olhar de Eudoro e a visão de Elmano

A deputada Augusta Brito (PT) já conversou com 10 deputados estaduais, visitou quatro secretarias e passará amanhã, 25, na Secretaria de Cidades, território do PP, onde o manda-chuva é o deputado Zezinho Albuquerque. Na outra ponta, a vice-governadora eleita, Jade Romero, esteve na Secretaria de Esportes, que pode se unir à Cultura, uma fusão. Jade é uma líder na área do esporte, onde já atuou.

O coordenador geral da transição, Eudoro Santana, está cuidando pessoalmente das áreas de Fazenda, Planejamento, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Agrário. O governador eleito Elmano de Freitas só baterá o martelo sobre reforma administrativa após Lula anunciar a grade com os ministérios. Ele quer um alinhamento, porque fica mais fácil para tramitação de projetos e convênios.

Elmano não disse detalhes, mas arrisca, no máximo, criar mais duas secretarias. Ele tem dito que não sairá muito do que já existe. “Vamos melhorar o que está dando certo e corrigir o que precisa ser corrigido”, tem declarado, sempre elogiando os governos Camilo e Izolda.

Na próxima semana, Elmano vai entrar na fase mais delicada: analisar as solicitações dos partidos aliados, que estão enviando suas propostas de participação no governo, com cargos e nomes. A avaliação será do próprio Elmano. Outra pauta é o PDT. O futuro governador já tem quase todos os deputados do partido, mas não acertou com a cúpula.

Sarto quer reciprocidade

O prefeito Sarto deixa claro que o PDT, se apoiar o governo Elmano, quer que o PT apoie abertamente sua gestão, onde já ocupa cargos, mas é crítico na Câmara de Vereadores. O prazo para tentar o acordo está acabando. O governo do PT, com ou sem acordo, terá apoio de deputados do PDT. É muito difícil desfazer a aliança.
Chaga Vieira disputado

Elmano de Freitas convidou Chagas Vieira para seguir na Casa Civil. O secretário deve ter muita dificuldade, no momento, para resolver seu destino. Poderá ir com Izolda ou Camilo para um ministério ou ficar com Camilo no Senado. Chagas é competente, executivo treinado e preparado.

Leonardo Araújo sempre junto

A cúpula da transição, leia-se: deputada Augusta Brito, e a vice Jade Romero, faz questão de convidar o deputado Leonardo Araújo (MDB) para acompanhar nas incursões, com autorização de Elmano de Freitas. Leonardo está nos planos do governo.

Bolsonaro está vivo

A investida do Partido Liberal, pedindo revisão de votos nas urnas antigas, surpreendeu o TSE. A resposta do Tribunal foi inteligente, pedindo para incluir os votos do 1º turno. Com respaldo dos colegas, o ministro Alexandre de Moraes pode deixar para depois do recesso do Judiciário a análise da solicitação ou o arquivamento em decisão monocrática, bem como pedir para colocar em julgamento.

Deixe um comentário