Menu

O mundo de Trump que Obama chama de Halloween

Pesquisa divulgada pela rede de televisão CBS, em parceria com o jornal The New York Times, mostra que a popularidade do presidente Donald Trump está em queda livre. Trump derreteu. Tem apenas 30% de aprovação, o pior índice entre todos os presidentes norte-americanos com um ano de gestão em segundo mandato.

Adversário político de Trump, o ex-presidente Barack Obama afirmou que os Estados Unidos vivem “um dia de circo por dia e finais de semana de Halloween”. A declaração foi feita durante um evento de campanha dos Democratas para o Congresso, em clima de ironia e preocupação, arrancando sorrisos do público.

Já escrevi aqui sobre psicopatas na política, um tema que precisa ser debatido com seriedade, inclusive com providências institucionais para evitar a participação e eleição de pacientes psiquiátricos em cargos de poder. Não podemos produzir novos tiranos no futuro. O que Vladimir Putin faz, Benjamin Netanyahu segue fazendo, Nicolás Maduro copiou e Trump tenta implementar é cruel e perigoso para o mundo.

O presidente Lula já afirmou que Trump quer governar o mundo pelo Twitter. Emmanuel Macron disse que Trump não é normal. Os ingleses evitam sentar à mesa com ele porque Trump só fala em guerra, dinheiro e poder. Agora, lançou um tal “Conselho de Paz”, onde ele mesmo seria presidente vitalício e cada país teria que contribuir com US$ 1 bilhão por ano — algo em torno de R$ 6 bilhões anuais.

Manoela Pimenta herda vaga de Guimarães na Câmara

O Sertão Central pode continuar com representação na Câmara Federal. O deputado José Guimarães deverá disputar uma vaga no Senado. Caso isso se confirme, Manoela Pimenta, herdeira política do líder Cirilo Pimenta, surge como nome natural para ocupar o espaço. Já está em pré-campanha.

Os 13 prefeitos da região estão propensos a apoiá-la. Atualmente, o Sertão Central vota em 14 deputados federais, mas apenas Guimarães tem ajudado a região com recursos e articulação política consistente.

Almir Bié denuncia caos na BR-020

O deputado estadual Almir Bié, representante dos sertões de Canindé na Assembleia Legislativa, faz um apelo público aos empresários para que não suspendam a entrega de mercadorias aos municípios afetados pela situação crítica da BR-020, tomada por buracos.

Recebi boletim do DNIT reconhecendo o problema. E aí? Vai ser feito o quê? Cadê os deputados federais? E as emendas parlamentares?

O desconforto de Lia Gomes tem nome: Ciro

A secretária das Mulheres e deputada estadual Lia Gomes quer seguir alinhada com Camilo Santana, Elmano de Freitas e Cid Gomes. Sabe que a família não se une politicamente, mas enfrenta um dilema: não pode votar contra Ciro Gomes, caso ele viabilize sua candidatura ao Governo do Estado.

O prefeito Oscar Rodrigues e seu filho, o deputado Moses Rodrigues, não são obstáculo. Lia não precisa subir em palanques com adversários locais. A disputa é estadual, não municipal.

“Falei para o Chagas do meu desconforto. Não falei para o Elmano, que é muito gentil”, desabafou, em entrevista à rádio da família. Lia diz que, na família, todos têm autonomia. Não é bem assim. Votar contra Ciro, irmão e sangue do seu sangue, é um peso enorme. Elmano entende.

O problema é que Lia precisa de Cid e do Governo do Estado para se reeleger.

A pesquisa

O grupo político de Ciro Gomes ficou empolgado com pesquisa que aponta Ciro com 10 pontos percentuais de vantagem sobre Elmano no primeiro turno. Olhando com lupa, a vantagem não é tão confortável assim.

O relatório mostra dificuldades para Ciro porque o Instituto Paraná Pesquisas omitiu os apoios políticos. Lula e Camilo são cabos eleitorais fortes de Elmano. André Fernandes e Jair Bolsonaro podem ser os padrinhos de Ciro. Em abril, saberemos.

Quixeramobim lança programa “Além das Bolsas”

O município de Quixeramobim vive um ciclo acelerado de desenvolvimento. Uma fábrica de calçados está em expansão e vai contratar 560 funcionários. Há mais de mil vagas abertas no comércio, além de oportunidades nos setores de serviços e construção civil. Mais de três mil moradias e prédios comerciais estão em construção.

Para suprir o mercado de trabalho, o prefeito Cirilo Pimenta lançou o programa “Além das Bolsas”, que prepara pessoas inscritas em programas sociais para o mercado de trabalho, por meio de cursos do Centec.

“Precisamos dessa mão de obra que hoje está nos programas sociais. Garantimos o emprego e eles seguem recebendo as bolsas”, afirmou Cirilo. “Quixeramobim tem plano de metas”, concluiu.

Guimarães, o senador do Sertão Central

Cirilo Pimenta lançou José Guimarães como pré-candidato ao Senado, com uma pauta voltada ao desenvolvimento do Sertão Central. Representantes dos 13 municípios da região participaram do movimento de articulação política.

“Precisamos ter um senador para abrir portas, ajudar a região e esquecer diferenças”, afirmou Cirilo, que pretende lutar para levar a Embrapa Leite ao Sertão Central.