Menu

O medo de votar implantado em Santa Quitéria e a presença do Exército

Imaginem, leitores, um prefeito sentado na cadeira de gestor de um município onde o poder público perdeu espaço para o medo. Assim está Santa Quitéria, no Norte do Ceará. Qualquer cidadão da cidade reconhece que a violência e a influência de grupos criminosos afetam o cotidiano e a liberdade das pessoas.

A presença do Exército e das polícias Federal, Militar e Civil, no dia da eleição, garantiu a tranquilidade necessária para que o pleito ocorresse. O município pôde escolher o gestor que completará o mandato interrompido pelo afastamento do prefeito anterior, em decisão da Justiça Eleitoral.

O morador de Santa Quitéria, no entanto, se pergunta: e amanhã? Depois da eleição, o Exército fica? A Federal permanece? A PM mantém o efetivo na cidade? É difícil viver um dia de paz sabendo que, no seguinte, o medo pode voltar.

A Justiça Eleitoral cumpriu parte de sua missão. Agora terá de julgar ações sobre registros de candidaturas e eventuais crimes eleitorais cometidos durante o pleito — mesmo com todo o aparato de segurança presente.

Lula e Trump se entenderam e Fiec comemora

Os empresários cearenses que exportam pescados, cera de carnaúba, castanha e mel para os Estados Unidos aplaudiram a iniciativa do presidente Lula em resolver, no diálogo, o impasse diplomático com o presidente Trump, abrindo caminho para revisar o tarifaço.

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, não esconde o otimismo de que o problema será resolvido. Ele está em Pequim tratando de acordos sobre hidrogênio verde e indústria automobilística para o Ceará.

Romeu Aldigueri e Laís Nunes podem fazer dobradinha

O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, é pré-candidato a deputado federal. No fim de semana, esteve em Icó, onde foi recebido pelo líder do Vale do Salgado, o ex-deputado Neto Nunes, e pela ex-prefeita Laís Nunes, que pretende retornar à Alece em 2026.

Romeu Aldigueri e Laís podem formar uma dobradinha política. O deputado deve ser votado com Laís Nunes em todos os municípios do Vale do Salgado. “Nós vamos seguir com Aldigueri”, afirmou Neto Nunes.

“Eleição só em 2026”, diz Evandro Leitão

O prefeito Evandro Leitão (PT) e o presidente do PSB, Eudoro Santana, conversaram sobre o Plano Diretor de Fortaleza durante a Conferência da Cidade. Não comentaram os ataques de Ciro Gomes.

“Eleição de 2026 só iremos tratar em 2026. A população quer ver a recuperação da cidade — na saúde, educação e infraestrutura — e não quer saber de disputa política”, afirmou o prefeito, que promete, para o próximo ano, uma gestão plena, com 100% dos serviços funcionando e recursos garantidos em caixa.

O ITA já é visível

Quem passa pela BR-116, na altura do bairro Aerolândia, em Fortaleza, já pode ver o imponente prédio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que vai formar engenheiros para a indústria aeronáutica mundial e líderes para os setores de inovação e tecnologia aqui mesmo, no Ceará.

Em 2026, o ITA Ceará receberá seus primeiros alunos. A turma já ingressou no Instituto, mas hoje estudam, provisoriamente, no ITA de São José dos Campos (SP).

Guimarães em Barbalha recebe apoio para o Senado

Durante a solenidade de entrega de equipamentos para o Hospital de Barbalha e o lançamento de 150 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, o prefeito Guilherme Saraiva abriu o verbo em elogios ao deputado José Guimarães. “Ele já fez e faz muito pelo Cariri e por Barbalha. É o senador do Cariri!”, disse, empolgado.

Chagas Vieira interage

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, lançou no Instagram um projeto participativo em que convida a população a enviar sugestões e críticas.

De Cascavel, incorporou a ideia de um seguidor que propôs uma escola de formação de profissionais para o setor têxtil. “Vou encaminhar para o amigo presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e vamos apoiar”, afirmou Chagas, que agradeceu aos que colaboram e respondeu com firmeza aos que atacam: “Esse é o Ceará que queremos: o que trabalha e não atrapalha”.

Elmano e Aldigueri na COP30

O governador Elmano de Freitas será o porta-voz dos governadores do Nordeste na COP30 e liderará a comitiva cearense. Levará o presidente da Alece e representantes de órgãos ambientais para defender o bioma Caatinga e buscar recursos de países ricos para proteção ambiental e combate à desertificação.