Menu

O futuro de Chagas Vieira em 2026

Foto: Reprodução | Redes Sociais

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, é hoje uma espécie de coringa no projeto político em andamento no Ceará. Habilidoso, não enfrenta resistência entre aliados e é visto como o “homem que resolve”.

Entre os mais próximos do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana, cresce a pergunta sobre o papel de Chagas Vieira na sucessão estadual. Sua candidatura é dada como certa. A dúvida é para onde: Câmara Federal ou Senado?

Como analista, não enxergo Chagas Vieira como candidato. Na sua sala, no Palácio da Abolição, passaram prefeitos, deputados, vereadores e lideranças do Estado. Chagas mantém agenda e portas abertas, nunca falou em candidatura e, muito menos, pediu votos.

Com o crescimento da possibilidade de vitória em primeiro turno, segundo o presidente da Alece, Romeu Aldigueri, a presença de Chagas como candidato ou não representaria ganho político. “Ele é uma máquina”, resume Aldigueri.

Evandro Leitão acaba com o camarote do prefeito no réveillon

Medida acertada. O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, acabou com o camarote institucional no réveillon do Aterro da Praia de Iracema e determinou que não haverá camarotes oficiais também em Messejana e no Conjunto Ceará.

A farra era grande com dinheiro público. A Prefeitura passou a vender espaços apenas para patrocinadores privados receberem artistas e convidados. Evandro circulará pelos três polos da festa e fará pronunciamento de agradecimento na virada do ano, ao vivo, em vídeo.

Aldigueri terá apoio da UVC

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, atua no cenário de 2026 com foco e estratégia. A União dos Vereadores do Ceará nunca foi devidamente prestigiada por candidatos à Câmara Federal.

Pois bem. Aldigueri fechou acordo com a UVC para apoio ao seu nome. O acerto prevê canais permanentes de diálogo com câmaras municipais e bancadas de vereadores em todo o Estado. As conversas já começaram.

Júnior Castro, Eudes Bringel, coronel André e Evandro Leitão afinados

Os desafios de 2026 exigiram muito da gestão do prefeito Evandro Leitão. O maior deles foi enfrentar o caos deixado na área da saúde, completamente desorganizada. Outro desafio foi pagar dívidas com fornecedores que ultrapassam R$ 1 bilhão, além de empréstimos da ordem de R$ 4 bilhões.

Mesmo com adversidades, o grupo gestor conseguiu cumprir metas e fazer entregas. Foram 56 obras concluídas, com todos os setores da Prefeitura funcionando.

“2026 será um grande ano para Fortaleza”, afirmou Eudes Bringel, após a entrega de três obras em um único dia, numa segunda-feira, 29 de dezembro.

Teodoro Silva Santos: juiz que merece o STF

O ministro cearense do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos, é um jurista e constitucionalista respeitado nacionalmente. Foi promotor, juiz, desembargador e hoje brilha no STJ.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria optar por nomes como Teodoro para resgatar o Supremo Tribunal Federal do excesso de exposição política.

Felipe Mota responde a Acrísio Sena

O deputado estadual Acrisío Sena cobrou da oposição um projeto para o Ceará. “Chegou o fim do ano e nada”, escreveu.

O deputado Felipe Mota retrucou: “O projeto está sendo elaborado. Teremos algo consistente”. Com o recesso parlamentar, a disputa segue nas redes sociais.

Marcelo Paz e sua família, vítimas de assédio

“Fui ao psiquiatra e estou medicado.” A frase resume o sofrimento vivido por Marcelo Paz, ex-presidente do Fortaleza, responsável por 11 títulos e por levar o clube a outro patamar.

Chamado injustamente de “desonesto”, viu sua família ser hostilizada, a ponto de não conseguir frequentar a escola. Optou por deixar a presidência, onde ganhava pouco, e assumir cargo no Corinthians.

Seus antigos críticos agora comandam o clube e contrataram um diretor cinco vezes mais caro, sem títulos. O Fortaleza ainda sentirá saudades de Marcelo Paz, um dirigente correto, ético, de família de educadores.