Menu

O cenário real das pesquisas será exibido até sábado, 29

Esqueçam as pesquisas divulgadas. Os três institutos que lançaram prognósticos na segunda-feira, 24, e terça-feira, 25, exibem cenários com diferenças entre 4%, 3% e empate na linha dos 50,2% e 49,8%. Todas com Lula à frente. Esse cenário pode mudar para menos ou mais, mas serão as circunstâncias que vão definir votos de indecisos para o veredito.

Escrevi, neste espaço, sobre o faro das pesquisas em relação aos candidatos. Os eleitores estão votando não em projetos e propostas, mas pelo índice de rejeição, onde Lula e Bolsonaro são desaprovados por quase 50% dos brasileiros. O resultado das pesquisas não simboliza intenção de votos e sim de rejeição. Recebi um e-mail do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cientista político e leitor da coluna, Adriano Oliveira, a quem agradeço. Ele afirma que interpretei com precisão o ponto de vista do eleitorado. “É triste, mas real”, comenta.

O professor, também, critica o jogo político do mais baixo nível. Senti que Adriano é um simpatizante de Lula, mas como cientista político foi isento e brilhante. Na redação onde escrevo, mas antes converso com gente na rua, parlamentares e graduados servidores públicos, tento passar para o leitor o que vejo e o que meus ouvidos absorvem. Nós jornalistas temos lado, como todo cidadão. O tempo vai esfriando nosso ímpeto de posicionamento no texto, nos limitando a passar ao leitor contextos e leituras reais. Por se tratar de uma rejeição atípica, a envolver um ex-presidente e líder popular de esquerda versus um novo líder popular de direita, é arriscado palpitar sobre quem vence no domingo. A depender do Nordeste, Lula vai para o trono.

Domingos Filho fora da motocarreata de Lula em Tauá

Os esforços para reaproximação entre os que não apoiaram Elmano de Freitas no primeiro turno seguem, mas há lugares que precisam de mais tempo. Tauá é um desses municípios. Líder político e candidato a vice na chapa de Roberto Cláudio, Domingos Filho está fora da motocarreata pró-Lula
na cidade, terra onde tem o comando político. O tempo vai mostrar como as feridas serão cicatrizadas ou não.

Julgamento político contra o time do Ceará?

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), da CBF, julga os atos da torcida do Ceará, até quinta-feira, 27. O Alvinegro pode ser punido, por conta de radialistas e jornalistas que jogam torcedores contra jogadores. A barbárie no jogo contra o Cuiabá nada tem a ver com os atletas e o clube. O Ceará não pode pagar por conta de criminosos. A Polícia está concluindo o inquérito, onde identifica os marginais que colocaram em risco a vida de bebês, crianças e mães, atirando cadeiras, como se fossem bumerangues. O Ceará precisa se salvar dessa situação. Deputados e senadores estão monitorando o caso, para evitar o pior.

Evandro Leitão recepciona novos deputados

O presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), marcou, para a próxima semana, reunião com os novatos. São 25, ao todo. A assessoria da Casa elabora todo um calendário de preparação para que os recém-eleitos exerçam mandato no mesmo nível dos veteranos colegas. O deputado Firmo Camurça quer herdar o gabinete da deputada Fernanda Pessoa. Carmelo Neto quer lugar na Mesa. Tudo tem seu tempo.

Deixe um comentário