Em um país onde, de acordo com empresas de análise de crédito, mais da metade da população encontra-se com algum tipo de dívida, ser atraído por um investimento onde existe a promessa de retornos rápidos ou de rentabilidade acima da média parece ser um verdadeiro negócio da China, certo?

Essa promessa de dinheiro fácil pode atrair muita gente. Mas devemos ter muito cuidado com esse tipo de promessa, pois uma oportunidade de ouro dessas pode esconder um golpe financeiro.
Você já deve ter ouvido falar de Pirâmides Financeiras: ela tem esse nome, porque apresentam um formato de pirâmide em sua estrutura, onde tem muita gente na base e poucas pessoas no topo. Esse tipo de fraude funciona a partir do recrutamento de outras pessoas que pagam pra entrar, e não por retorno sobre o investimento, o que dá a sensação de rentabilidade maior que a de mercado.
Logo, os ganhos prometidos não vêm de investimentos, mas da entrada de novas “vítimas.”
Como chega um momento em que não entram mais pessoas, a pirâmide rui como uma pirâmide de cartas, e, quando isso acontece, adeus ao seu suado dinheirinho.
Mas, como identifico uma pirâmide financeira? Primeiro, oferecem alta lucratividade: 7%, 8% 10% ao mês. Desconfia e foge.
Depois, existe o foco no recrutamento de outras pessoas a entrarem no “esquema”, ops, investimento. Para você ter ganhos acima da média, precisa trazer mais gente pra dentro do negócio. Cuidado aqui pra não confundir com marketing multinível, tá? Isto é outra coisa.
E, por fim, o processo não é transparente. Portanto, muito cuidado com ofertas de ganhos acima do normal. Fuja de pirâmides por pelo menos dois motivos: um você pode perder todo seu dinheiro e 2 quem oferece um modelo de pirâmide financeira comete crime contra a economia popular, bem antiga essa lei né? Pois é… Já é motivo suficiente pra você se manter longe.
Nossos sábios avós já diziam: “Quando a esmola é demais, o Santo desconfia.” Sábias palavras. Bons investimentos e cuida bem das suas finanças.
