Menu

Mulheres ganham espaço e projeção na política do Ceará

A Assembleia Legislativa inaugura uma nova fase: a de inclusão e respeito à pauta feminina. A Casa tem agora, já devidamente aprovada, uma Comissão de Defesa e Direitos da Mulher. “Representa uma resposta institucional à necessidade de fortalecimento das ações voltadas à garantia de direitos, à erradicação de desigualdade e ao enfrentamento de diversas formas de violência que ainda atingem as mulheres”, diz a justificativa da proposta. A deputada Juliana Lucena (PT) ficou com a primeira presidência do colegiado. Trata-se de um passo enorme que a Alece deu – um diferencial importante não só para o Poder Legislativo, mas para a sociedade e para a qualificação parlamentar. A iniciativa começou a ser gestada no período de Evandro Leitão (PT) e foi dada à luz pelo Romeu Aldigueri (PSB). É importante agora que se trabalhe mais e melhor pelo empoderamento feminino e pela igualdade de gênero.

Lado B

Em oposição à valorização feminina, têm-se em casas parlamentares diversas – a exemplo da própria Assembleia e da Câmara Municipal de Fortaleza – verdadeiros “bolsões de submissão”. Parlamentares como a deputada Silvana Oliveira e as vereadoras Bella Carmelo e Priscila Costa (todas bolsólatras, claro) não têm pudor de proferir discursos que apontam a mulher como subordinada ao homem.

Mudinhas

A propósito, nenhuma bolsólatra deu um pio sobre os rastejantes ataques a mulheres feitos por Jair Bolsonaro (“petistas são feias e incomíveis”) e Gustavo Gayer (“a ministra Geisi foi oferecida como garota de programa”).

A segurança fala alto

O Governo do Ceará quer alterar o Estatuto da Polícia Civil. “A meta é abrir, nos próximos meses, concursos para diversas áreas da segurança pública, sendo importante garantir a rápida condução e conclusão desses certames, a fim de que se consiga, com a maior brevidade possível, colocar mais profissionais nas ruas resguardando o cidadão”, explica projeto em tramitação na Alece.

O tempo urge

O Estado pretende que o servidor concursado possa exercer atividades profissionais, sob supervisão, enquanto se submete aos treinamentos de capacitação.

Velho Mundo, novo choro

A trilha sonora de abril vai levar do Ceará à Europa a turnê do grupo Murmurando, formação liderada pelo pianista, sanfoneiro e arranjador Adelson Viana. Ele é compositor e dança, digamos assim, entre as partituras do choro e de gêneros nordestinos, como os do forró.

Mais do que murmúrios

O Murmurando – que está celebrando 20 anos de atividades – reúne, além de Adelson, Samuel Rocha (violão), Lauro Viana (cavaquinho) e Igor Ribeiro (pandeiro). Os shows e workshops, que serão realizados em Paris e Lille (França) e Londres (Inglaterra), têm como base o CD “De lá pra cá”.

Arauto

O presidente Lula (PT) está arrumando as malas para, no dia de São José, quarta-feira (19), desembarcar no Ceará. O trabalhador e carpinteiro José, pai de Jesus Cristo, é o arauto de fartura nas mesas dos cearenses.