Menu

Fortaleza tem pressa e nada é mais justo do que pôr mãos à obra

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), recebeu, antes de assumir o posto, um diagnóstico seco e áspero da equipe de transição que havia nomeado para apurar as finanças e outras informações da cidade. O quadro é complicado, para lá de preocupante, e não deve apresentar facilidades. “Fortaleza tem pressa”, reconheceu Evandro diante do que está encontrando, no discurso que fez na solenidade de posse. Há lacunas graves a serem preenchidas e o engajamento do maior número possível de setores sociais e econômicos é fundamental. Portanto, o grande desafio do prefeito neste primeiro momento de governo será o de entabular diálogo com segmentos distintos, mesmo opostos, no sentido de colocar Fortaleza nos rumos adequados e cabíveis para o que os cidadãos precisam. Nada é mais certo do que, agora e ao longo de todo o mandato, Evandro Leitão se dedicar a ouvir – ouvir muito e ouvir sempre – o que a cidade vai lhe dizer.

Relato

O ex-secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo, publicou um livro digital sobre a gestão que realizou na pasta. O título é “A Gestão da Saúde – 2021/2024 – Memórias da Nossa História”. É um trabalho alentado: tem 166 páginas.

Agora pode

O prefeito de Juazeiro do Norte, primeiro a ser reeleito no município, está mudando a postura política. Antes bolsonarista, Glêdson Bezerra (Pode) já sinaliza simpatia à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O Brasil sofria uma crise, mas depois deu uma melhorada”, disse ao tomar posse. Deu mesmo.

Por aqui

Glêdson também está revendo as relações com o governo de Elmano de Freitas (PT). “Nós temos que ser aliados institucionais. E eu vou buscar isso”, admite. O prefeito pretende se reunir com o governador ainda neste mês de abertura da nova administração.

Infraestrutura

Mais de 8 mil pessoas são o público considerado pela Cagece como atendido por obra no sistema de esgotamento sanitário do município de Barro, no extremo sul do Estado. A companhia está investindo R$ 170 mil em melhorias na estação elevatória de esgoto local.

Lupa

Pequenos empreendimentos são 95% das empresas brasileiras. E ter o próprio negócio é projeto e desejo de 59,9% dos brasileiros. Os números são recitados pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima. Ele observa: “Em cenários positivos, como o que estamos vivendo agora, quando o governo do presidente Lula e de Geraldo Alckmin apresenta projeção de crescimento, esses negócios evidenciam ainda mais o papel central que exercem no cenário de desenvolvimento do País”. Está dito.

Por una cabeza

Sair de Fortaleza e chegar a Buenos Aires está mais fácil. A companhia Gol está agora com três voos semanais do Aeroporto Pinto Martins à capital Argentina. Os preços de ida e volta para a terra do bom vinho, do tango, de boas carnes e do exótico protofascista Javier Milei podem chegar a R$ 9 mil.