Menu

Moses Rodrigues, cria de Cid, quer vaga no Senado com apoio do Abolição

Não adianta espernear: o deputado Moses Rodrigues conseguiu consolidar sua liderança política em Sobral e na Zona Norte cearense. Tem méritos. É adversário dos Ferreira Gomes na Princesa do Norte, mas no restante do Ceará podem ser aliados.

Moses perdeu sucessivas eleições para prefeito de Sobral, disputadas contra o grupo de Cid. Colocou o pai, Oscar Rodrigues, que também saiu derrotado. Em 2024, porém, venceu com o pai e se tornou a grande liderança da região, dividindo espaço com Cid Gomes, de quem já foi fiel aliado no passado. “Não sou pé de mangueira, que nada nasce embaixo. Sou cajueiro”, repete Cid, defendendo renovações. Moses optou por ficar embaixo do cajueiro — e cresceu.

As reações sobre a aproximação de Moses Rodrigues ao Abolição, numa articulação para conquistar vaga no Senado, fazem parte do jogo político. Ele levaria o União Brasil. Não é possível esconder o potencial de Moses, de Júnior Mano, de Guimarães e do próprio Cid como nomes para o Senado Federal.

As pré-candidaturas estão colocadas. Na política, existem saídas para tudo quando a inteligência é aplicada para construir caminhos. Quem tiver mais votos, leva a vaga.

O Abolição, porém, quer ficar distante das articulações senatoriais. Não há informações sobre encontros do governador Elmano tratando de sua sucessão. Ele tem mantido respeito a toda sua base aliada.

Cid sobre candidatura de Ciro no Ceará: “espero não ficar um contra o outro, é um sem votar”

O senador Cid Gomes defendeu a participação de Ciro no cenário nacional: “ele está habilitado”, declarou. “Torço demais para o Ciro não ser candidato no plano estadual”, disse em Quixeramobim, após participar de exposição agropecuária. Na mesma fala, defendeu o irmão no plano nacional: “Ele é preparado”. E arrematou: “Espero, peço a Deus, rogo a Deus, que o Ciro não seja candidato aqui. Se for, vai ficar um contra o outro — é um sem votar”.

Chagas Vieira, Moses e Rueda conversam sobre aliança e Senado

A presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, ao lado do presidente da Federação Progressista — que reúne PP e União Brasil — Antônio Rueda, e do deputado Moses Rodrigues tem forte sinalização política.

Rueda não enxerga sucesso eleitoral no União Brasil do Ceará, apesar do esforço do capitão Wagner, que dirige o partido no Estado. Também não nutre simpatia por candidatura de Ciro, que atacou duramente lideranças do partido.

Rueda não fecha portas para aliança com o Abolição, desde que Moses seja apoiado para o Senado. A incursão de Chagas teve objetivo claro: ouvir e levar à cúpula as propostas para alinhamento. A conversa mostrou um fato interessante: o chefe da Casa Civil admite ceder seu lugar de pré-candidato para Moses Rodrigues.

Declaração de Tainah Marinho viraliza na internet

O depoimento de Tainah Marinho viralizou em Barroquinha. Ela revelou que o presidente da Alece viajava o Ceará apoiando candidatos, mas sempre encerrava o dia ao seu lado, a apoiando.

“Muitas vezes eu estava pedindo votos e ele chegava, mesmo cansado, e ficava comigo. Outras vezes dormíamos e no outro dia já amanhecíamos trabalhando. Ele me ama e eu o amo!”, declarou Tainah, que vai disputar novamente a Prefeitura de Barroquinha na eleição suplementar.

Em 2024, ela perdeu por 62 votos. O TRE-CE identificou fraude e cassou o prefeito Jaime Veras e o vice.

Guimarães, sem alta médica, é lançado ao Senado em Fortaleza

Os cardiologistas Roberto Karol e Juan Mejía ainda não liberaram o deputado Guimarães da quarentena, em razão de uma bactéria. Ele passou por cirurgia cardíaca para desobstruir a principal artéria do coração. Deveria estar em repouso, mas voltou ao trabalho.
“O Guimarães é louco”, disse o deputado Dedé Teixeira, preocupado com o amigo. Mesmo sem alta, no encontro do PT de Fortaleza, ele foi lançado ao Senado, com Evandro Leitão sinalizando apoio.

Camilo: “a carteira do professor é minha maior conquista”

O ministro da Educação, Camilo Santana, foi autor no Senado do projeto que criou a carteira de identidade do professor com validade nacional. O documento carrega o brasão da República.
O presidente Lula, ao sancionar a lei, homenageou Camilo pela iniciativa. “Conseguimos valorizar o professor, que terá benefícios como outras categorias. Isso é política pública”, declarou emocionando o ministro cearense.
A carteira será emitida para professores de escolas municipais, estaduais, federais e universidades.

Elmano abre Conferência Internacional do Clima sobre Semiárido

O governador Elmano de Freitas e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participam da abertura da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icid 2025).

O evento será realizado no Centro de Eventos do Ceará, na segunda-feira, 15 de setembro, às 9h, reunindo especialistas e autoridades de todo o mundo.

A Icid 2025, que antecede a COP 30, tem foco em estratégias de adaptação às mudanças climáticas em regiões áridas e semiáridas. Serão cerca de 2 mil participantes de mais de 80 países, entre pesquisadores, gestores públicos, organismos internacionais, instituições acadêmicas, setor produtivo e sociedade civil. Um espaço estratégico para intercâmbio de experiências, formação de parcerias e busca de soluções sustentáveis para as regiões mais vulneráveis.