São Gonçalo do Amarante, no Ceará, se tornou referência no Brasil ao alcançar posição de destaque no IGM – Índice de Gestão Municipal do Conselho Federativo de Administração Pública. Recebeu também o Prêmio Cidade Inteligente, do Ministério da Ciência e Tecnologia, por políticas voltadas à juventude, além do Prêmio Firjan, da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que monitora o desempenho fiscal de cidades brasileiras. São Gonçalo foi escolhida como a cidade com melhor Gestão Fiscal e Planejamento.
O prefeito Marcelão montou uma equipe técnica com profissionais experientes em execução orçamentária e gestão. Resultado: o município cresce em receita mês a mês e mantém um orçamento sólido, respeitado em todas as etapas, modelo de gestão fiscal de excelência.
Homem simples, Marcelão tem a sinceridade como marca. Fala a verdade à população: quando pode atender, diz sim; quando não, diz não. A prefeitura não tem como empregar todos, mas busca encaminhar trabalhadores para empresas ou incentivar a geração de renda própria. Filho de feirantes – seus pais ainda vendem frutas e verduras no mercado público da cidade – o prefeito leva para a gestão a mesma simplicidade da família.
O sucesso da administração está na disciplina: respeitar o orçamento e aplicar os recursos em áreas estratégicas como saúde, educação, infraestrutura e programas sociais. Uma receita simples, como o próprio Marcelão.
A Transnordestina chegou ao Ceará
As locomotivas e vagões da Transnordestina já estão em operação entre o Piauí e Missão Velha, transportando brita, dormentes e trilhos. A expansão segue em ritmo acelerado. Em 23 de outubro, a composição de mais de 200 vagões chegará a Iguatu. O presidente Lula participará da viagem inaugural até Quixeramobim, onde será entregue o primeiro Porto Seco do Nordeste, idealizado pelo prefeito Cirilo Pimenta.
O deputado Guilherme Landim lembrou: “O trem e as águas do São Francisco já passam normalmente por Brejo Santo e Missão Velha”.
Almir Bié faz de Canindé a “Terra da Fé”
A Alece aprovou projeto do deputado Almir Bié (Progressistas) que reconhece Canindé oficialmente como a “Terra da Fé no Ceará”. O município recebe romeiros diariamente, com ponto alto no dia 4 de outubro, festa de São Francisco.
Almir Bié é devoto: “Pedi a São Francisco um caminhão para trabalhar, ele me deu cinco. Hoje tenho oito. Sigo São Francisco, é meu guia”. Bié acumula quatro mandatos de prefeito em Itatira e agora atua como deputado estadual.
Julgamento adiado em caso de Jeri
O TRF-5, sediado em Recife, adiou o julgamento sobre a licitação da privatização do Parque Nacional de Jericoacoara. A denúncia, apresentada pelo deputado estadual João Jaime, revelou que a empresa vencedora tem ligação com a família do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. A bomba estourou e o processo precisou ser reavaliado.
Camocim: 146 anos sob gestão de mulheres
Camocim completa 146 anos com uma administração marcada pela presença feminina. A prefeita Betinha (Maria Elizabete Magalhães) e a vice, Monica Aguiar, transformaram a cidade. Hoje, Camocim tem 100% de saneamento, limpeza urbana exemplar, arborização e fluxo crescente de turistas. Os pescadores contam com fiscalização e liberação de embarcações pela gestão.
A festa de aniversário será marcada por shows de artistas católicos e evangélicos na Praça da Odus.
Exagero em Santa Quitéria
O pedido da bancada federal para que forças federais garantam a eleição em Santa Quitéria soa como agressão às forças de segurança do Ceará e desrespeito ao eleitorado. Lideranças comunitárias e políticas consideram o gesto um exagero. Em Sobral, está claro o mal que faz o discurso que enaltece diariamente o crime.
Cid contra a blindagem
O senador Cid Gomes voltou a se posicionar contra as medidas de blindagem no Congresso. Crítico ferrenho de emendas parlamentares usadas de forma irregular e de manobras protelatórias para proteger parlamentares envolvidos em processos, Cid atuou para arquivar o projeto que institucionalizava a chamada blindagem.
