Menu

Lula: 80 anos de vida e mais de 200 de política

O presidente Lula completou ontem 80 anos de idade, embora pareça ter mais de 200 na política. A experiência, a habilidade e a postura o credenciariam a atuar em qualquer momento de crise dos últimos séculos, tão conturbados quanto inovadores. O presidente do Brasil festejou a nova fase abrindo negociações com os Estados Unidos para anular sanções e tarifas impostas a instituições e agentes públicos e à iniciativa privada pelo governo de Donald Trump – numa primeira análise, abastecido por informações falsas expostas pelo esquema do ex-presidente Jair Bolsonaro. Isso tem muito a ver com o Ceará. O golpe das taxas de importação perpetrado por Trump, sob o argumento de que punia os brasileiros por ser aliado de Jair Bolsonaro e não o querer enjaulado, afetou fortemente o Estado. Anotações do Comex Stat, sistema que divulga estatísticas sobre o comércio exterior do Brasil, indicam perdas de US$ 11 milhões (cerca de R$ 59,28 milhões) para 19 municípios do Estado – incluindo Fortaleza. O valor é vital num cenário que busca atenuar desigualdades sociais e econômicas, que se empenha pelo desenvolvimento e que se desafia constantemente a otimizar a receita pública.

Soma

Aos 80 anos de idade, Lula dá ao mundo lições de prudência, de defesa da soberania e de frieza de estadista. É óbvio que isso não agrada a todos. Bolsonaristas e tucanos, entre outros opositores, estão tiriricas da vida com o que se desenha nas relações entre EUA e Brasil – inclusive de os dois países firmarem acordo que satisfaça estratégias econômicas e políticas de ambos.

O pitaco do ‘Edouardo Girón’

Conselho dado em agosto pelo senador cearense Eduardo Girão (Novo), que já morou nos EUA, após o tarifaço: “Lula tem o dever de ligar para o presidente americano até para preservar os brasileiros que vão pagar a conta desse tarifaço. E ele deve iniciar a conversa já pedindo desculpa ao Trump”. Imagine se Lula tivesse dado ouvidos a isso. Teria abortado qualquer êxito na negociação.

Registros

Além dos 80 anos de Lula, a semana foi marcada também pelos 79 de idade que teria hoje o cantor e compositor cearense Antônio Carlos Belchior (1976-2017). E no último dia 25, os católicos celebraram o Dia de Frei Galvão, santo brasileiro nascido no Estado de São Paulo e que apadrinha engenheiros, arquitetos e construtores.

À frente

O Sebrae do Ceará inicia no próximo dia 4, seguindo até 11 de novembro, uma série de cursos presenciais voltados para a formação de lideranças empresariais. É o programa “Lidere”, que, segundo o órgão, “une teoria e prática de forma equilibrada”. há mais informações no site do Sebrae-CE (https://ce.loja.sebrae.com.br/sebrae-lidere).

Diferentão

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará não funciona hoje. Deve-se pendurar a folga na conta do Dia do Servidor Público – que em outros órgãos públicos, foi antecipado para ontem. Não haverá expediente na Secretaria do TRE, nas centrais de atendimento e nos cartórios eleitorais de Fortaleza e do Interior. A vida normal volta a fluir amanhã.

Honra ao Ceará

O ministro Ricardo Lewandovski, do STF, será condecorado hoje com o honroso título de Cidadão Cearense, concedido pela Assembleia Legislativa. A homenagem é prestada por iniciativa do então deputado Evandro Leitão, hoje prefeito de Fortaleza.

Dia branco

E os médicos Anamaria Cavalcante e Silva, Anastácio Queiroz, Carlile Lavor, Sulivan Bastos, Irapuan Cortez e Henry Campos e a enfermeira Moema Diogo recebem amanhã, da Alece, a Medalha Dr. Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Profissionais reconhecidos, todos têm no currículo a dedicação à saúde pública. A solenidade começa, às 18h, no auditório Murilo Aguiar.