Menu

Luizianne começa a se mexer

Pré-candidata à prefeitura de Fortaleza, a petista promove a quinta roda de conversa para escutar o povo e falar sobre a conjuntura de Fortaleza. FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

A deputada federal Luizianne Lins (PT), ex-prefeita de Fortaleza (2005-2012), está pelejando para se credenciar a disputar mais uma vez o Paço Municipal. Ela reservou boa parte do último fim de semana para conversar com apoiadores, analisar conjuntura, ir ao jogo do Ferrão e, por fim, se lançar como pré-candidata. Luizianne, sabem todos, não tem nada de besta. É inadequado considerar que alimente ilusões vãs, assim como não é correto supor que se contente com meio-termo.

Ou ela se reconhece como efetiva concorrente, o que fez em 2004, 2008 e 2020, ou explora estratégias para se fortalecer nos espaços políticos – sobretudo na esquerda, em que atua desde a adolescência. Há observadores que veem na movimentação de Luizianne uma tática de criar dificuldades para, mais adiante, vender facilidades. Faz sentido, já que a articulação se dá justamente quando o PT se dispõe a filiar o deputado Evandro Leitão – outro nome com potencial ao Palácio do Bispo, com saída anunciada do PDT. De todo modo, Luizianne Lins é um fator que deve ser pesado e medido com o histórico que tem.

DESCENSO

Nos últimos anos de gestão municipal, Luizianne Lins amargava índices de popularidade extremamente baixos. Pesquisa do Datafolha em 2010 mostrava, por exemplo, que entre os prefeitos de oito capitais ela era a que tinha pior avaliação: 50% dos entrevistados a consideravam ruim ou péssima; 27% regular e 22% boa ou ótima.

O PASSADO BATE À PORTA

O quadro piorou para a ex-prefeita quando, em 2016, o juiz Josias Menescal, então na 114ª Zona Eleitoral, a julgou inelegível devido a denúncias de coação e demissão em massa de servidores terceirizados da Prefeitura ainda em 2012. A decisão foi, depois, revogada pelo TRE do Ceará, que aceitou recurso de Luizianne e a proclamou inocente das acusações.

TÁ ANIMANDO

Enquanto Luizianne fazia marolas presenciais, a deputada estadual Larissa Gaspar também se apresentava como opção petista para a sucessão de José Sarto (PDT) na Prefeitura de Fortaleza, mas surfando nas redes sociais. E foi forte contra a loura – a outra: “O PT não tem dona”, avisou Larissa.

ESNOBANDO

Ainda sobre 2024, a assessoria do deputado Carmelo Neto (PL) divulgou a informação de que ele se reuniu com os governadores Tarcísio Freitas (Republicanos, SP) e Romeu Zema (Novo, MG). Foi uma espécie de beija-mão, pode-se dizer. O curioso é que não se sabe de encontro de Carmelo – que se anuncia como pretenso candidato a prefeito – com quem de fato manda no bolsonarismo local, como o empresário Beto Studart (PSDB), o senador Luís Eduardo Girão (Novo) e o deputado federal André Fernandes (PL).

RUMO CERTO

O Serviço Social do Comércio, vinculado à Fecomércio-CE, realiza até quinta-feira próxima I Jogos Paradesportivos Sesc Ceará. O presidente da Fecomércio, Luís Gastão Bittencourt, lembra que o esporte é uma trilha para se promover a igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência. “Esporte é superação”, explica.

PARA LAVAR A ROUPA DA MINHA SINHÁ

Depois das areninhas, das quadras de tênis de praia e das mesas de futebol, surgiu uma nova mania entre os vereadores de Fortaleza – daquelas que só saem do papel de o Executivo quiser. É a das lavanderias comunitárias. Há na Câmara Municipal uma verdadeira trouxa de projetos com propostas assim. Daqui a pouco vão dar de lavada em outros temas.

FEIRA

Vem aí a edição 2023 da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará, no shopping Iguatemi. O evento será realizado do próximo dia 26 (terça-feira) a 1º de outubro, com foco especial na arte e na cultura. Cerca de 1,5 mil artesãos e 320 expositores estão escalados para participar. A Fenacce tem apoio de instituições como Governo do Ceará, Senac e Cegás.