Jornalistas de todo o País vão fazer corpo-a-corpo com deputados e senadores. A mobilização será entre os dias 24 e 26 deste mês. A expectativa é de que seja significativa. Dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas e de sindicatos de trabalhadores elegeram a estratégia de marcação cerrada sobre os parlamentares pela aprovação da PEC 206/2012.
Trata-se de matéria que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão – que havia sido derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, mediante parecer do ministro Gilmar Mendes, 14 anos atrás, por oito votos contra um – o do então ministro Marco Aurélio Mello foi o único a divergir do relator. A decisão do STF foi alcançada após pressão intensa, constante e inarredável das grandes corporações da Imprensa, que viam na exigência do diploma um elemento que “encarecia” os custos de produção. A “Folha de S.Paulo” e “O Estado de S. Paulo” foram decisivos na cobrança do fim do diploma. O preço alto da decisão já vem se fazendo sentir por abusos, erros formais e desastres éticos, pela desqualificação do jornalismo e pela inescapável perda de público pelas empresas.
BOMBA, BOMBA!
Vale observar: no parecer, Gilmar Mendes comparou jornalistas a chefes de cozinha. Ele alegou que, como chefes não precisam de diploma para fazer comida, jornalistas também não precisariam para produzir notícias. Foi graças a essa decisão que Wellington Macedo, o terrorista que tentou explodir o aeroporto de Brasília, obteve registro profissional.
DO CONTRA
Da bancada do Ceará, somente a minoria bolsonarista é favorável à não-obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo. Os parlamentares de direita falam em “liberdade de expressão”.
QUEM É QUEM
A PEC 206/2012 tem a assinatura do ex-senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Paralelamente, tramita na Câmara proposta que torna novamente obrigatória a necessidade de curso superior específico para jornalista. Esse segundo texto é do então deputado Paulo Pimenta (PT-RS), hoje secretário da Comunicação da Presidência da República.
O AMOR ESTÁ NO AR!
Lula é um prodígio – versão nordestina e barbuda de Afrodite, deusa grega do amor, só pode. Segundo o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, é por culpa de Lula que tem-se atribuído a ele uma relação homoafetiva com um ex-assessor. Jair Renan Bolsonaro nem pisca quando conta essa lorota.
ENCANTADO
Começa às 9 horas e segue até às 18 horas a programação que o Centro Dragão do Mar criou para a criançada se esbaldar de diversão hoje. As opções incluem visitas ao Planetário, oficinas de pintura, narração de histórias, cinema, exposição, origami e oficina de brinquedos.
ELMANO GENTE-FINA
O governador Elmano de Freitas não perde a oportunidade de anunciar que está para assinar acordo com a União. A ideia é garantir mais uma parcela de precatórios para profissionais da educação. Nas contas de Elmano, R$ 898 milhões serão repassados pelo Governo Federal para o Estado. Desse valor, mais de R$ 538 milhões irão para os professores da rede pública. O restante vai para o desenvolvimento de escolas de tempo integral.
CANTOS
A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também são veiculados no site https://bit.ly/3q4AETZ.
