Menu

Guerra de narrativas e versões no parlamento irão promover debates na sucessão

O Brasil vai às urnas em 2026. Para a classe política, o início do funcionamento das câmaras municipais, das assembleias estaduais e do Congresso Nacional marca o começo da campanha eleitoral. O país terá uma eleição geral com a escolha do presidente da República, governadores, senadores e deputados.

É na base, nos municípios, onde a eleição começa. É no parlamento que reverbera a vontade da população, por meio de vereadores e deputados. O ano eleitoral inicia nesta segunda-feira, 2/2.

No Ceará, desenha-se uma aliança forte das oposições, onde o grupo de Ciro pode se unir ao bolsonarismo para enfrentar o grupo político liderado por Cid, Camilo, Elmano, Evandro Leitão, Romeu Aldigueri, Zezinho Albuquerque, Domingos Filho, Eunício, Acilon Gonçalves, Guimarães e Júnior Mano.

A expectativa é de debate forte sobre segurança pública, pauta número um das oposições. Ainda não estão definidos os nomes da oposição para a disputa.

Evandro Leitão na 1ª reunião do seu secretariado: “cidade injusta, preciso resolver”

O prefeito Evandro Leitão chorou na reunião do seu secretariado. Foi o primeiro encontro do gestor com sua equipe em 2026. Após passar por 121 bairros, viu um cenário que o entristeceu: moradores em casas de papelão, falta de banheiros, crianças sem creche e sem escola. Um diagnóstico de herança maldita. “Preciso resolver, é injusto”, implorou, sem olhar o lado político.

Evandro pode ser um grande prefeito. É fácil. Precisa fazer a ponte estaiada ligando os bairros Dias Branco e Cocó ao Eusébio. Fazer obras na Aldeota, como todos os prefeitos fizeram. Ele acha que pode atender à Aldeota, mas precisa resolver a periferia. “É urgente. As pessoas são marginalizadas e, por isso, atraídas para facções”, disse.

A Aldeota e outros bairros de classe média e classe “A” podem seguir privilegiados, mas terão que entender que os excluídos baterão à sua porta. Garantir uma vida melhor a essas pessoas, principalmente às crianças, evita um mal maior. Estamos descobrindo a realidade de uma Fortaleza injusta.

Deputado Luiz Gastão: “O PSD está unido e o Domingos dialoga sobre sucessão”

Dono de um mandato de deputado federal destacado, preside a Frente Parlamentar Católica e é relator do projeto que acaba com a jornada 6 por 1. Membro de comissões técnicas importantes, o deputado Luiz Gastão está sempre ao lado de Elmano e Evandro e é elogiado pela parceria com a Fecomércio.

“Não participo dos entendimentos partidários. Quem trata do tema é o nosso presidente Domingos Filho”, disse Gastão, após ser elogiado pelo governador em evento na Santa Casa.

Guimarães faz denúncia grave sobre a eleição em Potiretama conduzida pelo TRE

Durante encontro regional do PT no Vale do Jaguaribe, onde foi lançado ao Senado por um grande número de lideranças da região, o deputado José Guimarães fez uma denúncia grave. Segundo ele, a candidata na eleição suplementar de Potiretama, Solange Campelo, estaria enfrentando um candidato apoiado por facções criminosas.

“Temos que votar na Solange para prefeita de Potiretama, porque a luta contra as facções é a luta contra a indecência naquela cidade”, afirmou Guimarães, líder do Governo Lula na Câmara Federal.

Evandro anuncia uma creche e um Espaço Girassol para autistas no Centro

O prefeito Evandro Leitão anunciou a instalação de um Centro de Educação Infantil e de um Espaço Girassol para atender trabalhadores do Centro de Fortaleza.

“Esse equipamento irá resolver uma antiga luta dos trabalhadores da região, que poderão trazer seus filhos e levá-los para casa quando encerrarem o trabalho”, disse.

“Cid vai votar no Elmano”, disse o senador Júlio Ventura

O senador Júlio Ventura é companheiro do amigo Cid Gomes de todas as horas, sempre dialogando. “O Cid chega hoje do Japão e vai apoiar e votar no Elmano”, disse Ventura.

O senador Cid Gomes (PSB-CE) participou de missão oficial ao Japão, de 23 a 31 de janeiro de 2026, com o objetivo de fortalecer a cooperação em inovação, tecnologia e atração de investimentos para o Brasil. A agenda incluiu encontros com autoridades e foco em marcos regulatórios, além de servir como um afastamento estratégico das articulações políticas locais.

Cônsul do Povo

Nesta terça-feira, 3/2, o Cônsul do Povo retorna à Câmara Municipal, na vaga da vereadora Estrela, do PSD.

Elmano vai à Alece e Evandro vai à Câmara

Abertura do ano legislativo no Ceará. O governador Elmano de Freitas vai à Alece prestar contas de 2025 e apresentar diretrizes para 2026. Evandro Leitão vai levar o seu plano de governo para 2026, com investimentos em saneamento, drenagem e piso na periferia.