Menu

“Grito de alerta”: o Efeito Bolsonaro ainda será sentido por muito tempo

Ninguém se iluda achando que os efeitos da gestão de Jair Bolsonaro se extinguiram quando, em 30 de dezembro de 2022, ele fugiu num avião para Miami e abandonou a Presidência da República um dia antes do estipulado em lei. Nem quando quadrilhas de perigosos criminosos e criminosas foram presas por vandalizar prédios públicos em 8 de janeiro de 2023 e tentar destruir a democracia. Ao contrário. Os danos ao País e aos cidadãos permanecem e ainda deverão ser sentidos por muito tempo. Ontem, o Ministério Público do Ceará deflagrou operação em Caucaia. Apoiado pelo Exército, pela Delegacia Metropolitana de Caucaia e pela Polícia Militar do Ceará, o MP cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um dito “atirador desportivo”. O sujeito é, na verdade, suspeito de fornecer munições para uma facção criminosa. Sete armas de fogo, munições e dois telefones celulares foram apreendidos. O que cometeu tinha como “biombo legal” a regra das armas manipulada e afrouxada por Bolsonaro.

Esse cara

O investigado de Caucaia tem certificado de CAC – “colecionador, atirador e caçador” -, distribuído pela União a quem quisesse entre 2019 e 2022. Só este ano, comprou 35 mil munições, segundo apurou o Ministério Público, embora o máximo que a legislação permite sejam 4 mil. Nesse serviço, teria gasto R$ 422 mil, dinheiro desproporcional ao padrão de vida que declara.

Foguete

A farra seria para fornecer armamento a bandidos de uma das facções criminosas que atemorizam os cidadãos de Caucaia. A encrenca agora é das grandes: o investigado poderá responder por posse e porte ilegal de arma de fogo, comercialização ilegal de munições e por organização criminosa.

Negue

No mandado de presidente, Bolsonaro editou mais de 40 decretos para facilitar acesso de civis às armas. “Defendemos o armamento para o cidadão de bem porque entendemos que a arma de fogo, além de segurança pessoal para as famílias, também é segurança para a nossa soberania nacional e garantia de que a nossa democracia será preservada, não interessa os meios que porventura tenhamos que usar, a nossa democracia e a nossa liberdade são inegociáveis”, disse. O cidadão de Caucaia está sentindo isso na pele.

Reconvexo

A gestão de José Sarto (PDT) na Prefeitura de Fortaleza vai deixar um bocado de cascas de banana para a de Evandro Leitão (PT). Uma delas está no pagamento de salários. A partir de dezembro, os servidores municipais vão receber por meio do banco Santander. A decisão foi tomada sem consulta. Evandro terá de encarar essa.

Olhos nos olhos

O ministro Rui Costa, da Casa Civil, chegou hoje ao Ceará. Veio para visita técnica com o governador Elmano de Freitas à implantação da ferrovia Transnordestina no Estado. Rui e Elmano irão ao canteiro de obras no município de Piquet Carneiro, no Sertão Central.

Mel

O mel da aroeira, variação que caracteriza a Região dos Inhamuns, no Ceará, entrou no radar do Sebrae. O serviço de apoio a pequenos empreendedores está à frente de articulação para que o produto obtenha Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A IG assegura distinção de similares que há no mercado.

Depois de ter você

Mesmo com avalanches bolsonaristas desabando sobre – ou contra – a Universidade Federal do Ceará, a cantora Maria Bethânia recebe amanhã o mais do que honroso título de Doutora Honoris Causa da instituição. A solenidade começa às 17h30, na Concha Acústica Bergson Gurjão Farias.

As canções que você fez para mim

Para saudar a homenageada e a homenagem, todos os títulos desta Coluna se relacionam com títulos de canções interpretadas por Bethânia.