A gestão do deputado Romeu Aldigueri como presidente da Alece fez muita coisa mudar no Legislativo estadual. A maior foi a efetiva participação dos deputados. A produção parlamentar em reuniões de comissões, sessões plenárias e votações mostra bem o incremento da produção legislativa. São 5 mil votações, entre requerimentos e projetos, além da melhoria da qualidade das sessões solenes.
Outra mudança profunda foi a agenda da Mesa Diretora, com reuniões semanais e uma maior participação do Colégio de Líderes. A transparência também foi ampliada, com diálogos diários entre Aldigueri e diretores da Alece.
As maiores mudanças estruturais estão por vir. A principal será a instalação de pavilhões com bandeiras dos 184 municípios, projeto considerado histórico e que será referência para integrar todas as gestões municipais do Ceará ao Poder Legislativo.
No plenário, ao fazer um balanço da atuação do presidente até aqui, todos os deputados elogiaram a forma de gerir e conduzir politicamente a Alece implantada por Romeu Aldigueri. O deputado introduziu o sistema “porta aberta” para todos os colegas parlamentares da Casa do Povo.
Rebelião popular em Maracanaú
A Prefeitura de Maracanaú, após estudo, atualizou o valor venal dos imóveis do município e fixou novos valores do IPTU. Os reajustes superam 300%. A população foi às ruas protestar e a sede da Secretaria de Finanças está lotada. A Prefeitura, às pressas, informou que, em vários imóveis, houve erro de digitação.
Elmano: “Nós vamos comparar o que eu fiz com a oposição, que não faz nada”
O governador Elmano de Freitas voltou a declarar que só fala sobre eleição em 2026. “Eu estou trabalhando, garantindo segurança, hospitais, escolas, infraestrutura para gerar empregos. Ano que vem, vou mostrar o que fiz. A oposição nada faz e vamos para o debate”, colocou. Pela primeira vez, o governador Elmano admitiu sua intenção de disputar a reeleição, que o ministro Camilo havia anunciado.
O disputado voto do prefeito Evandro Leitão, que não trata de política e sim da gestão
Rondam o gabinete do prefeito Evandro Leitão pré-candidatos a deputado estadual. Até agora, não receberam qualquer sinalização de apoio do prefeito. Alguns assessores parecem não perceber os cabelos brancos que surgiram no prefeito após sua posse, com a preocupação de resolver dívidas e tocar mais de 300 ordens de serviço assinadas pelo ex-prefeito Sarto que não saíram do papel. As comunidades estão cobrando.
Eleição para deputado federal vai custar R$ 30 milhões
Marqueteiros estão em festa com a valorização dos mandatos de deputado federal e senador. A valorização se deu por conta dos R\$ 90 milhões anuais em emendas parlamentares impositivas, de bancada, de comissões e emendas PIX. Cada candidato que pretende mandato de deputado federal terá que desembolsar, no mínimo, R\$ 30 milhões. Para o Senado, o céu é o limite.
“Caso Bebeto e Júnior Mano é perseguição política”, diz Cid Gomes
O PSB quer expulsar o prefeito eleito legitimamente em Choró, cassado injustamente pelo juiz eleitoral. O deputado Júnior Mano sofre perseguição sem cometer crimes, por ter Bebeto Queiroz como aliado. Mas as motivações serão publicadas. Juristas afirmam que o caso é forjado e sem provas. O senador Cid Gomes tem feito advertências sobre perseguição política clara. “Esse caso é de perseguição e não de justiça”, repete o senador, que defende a candidatura de Júnior Mano ao Senado Federal.
Elmano estimulando estudantes: “Sou governador e filho de uma professora de escola pública aposentada e de um agricultor”
O governador Elmano de Freitas entregou milhares de tablets para estudantes e professores dos sertões de Canindé e do Maciço de Baturité.
De forma didática e se sentindo em casa, Elmano, que é filho de Baturité, disse aos estudantes: “Tenho orgulho de vocês”. “O Ceará era o pior estado na educação e, hoje, ocupa o terceiro lugar e possui as melhores escolas”, colocou para os estudantes.
