Fortaleza é a capital do Nordeste do Brasil com maior número de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Ao todo, são 347.408 núcleos familiares que recebem o benefício. Os números são da plataforma da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, responsável pelo cadastro.
Essa triste realidade contradiz com o nosso modelo de vida. O mundo Meireles, a chique Aldeota, a luxuosa avenida Beira Mar, os jatinhos, helicópteros e mansões no alto dos condomínios e em casas projetadas.
A cidade de Fortaleza possui mais de 600 favelas, um bolsão de miséria que beira o absurdo. Exibindo uma desigualdade que o capitalismo produziu através da injustiça social.
A miséria, a fome e a desigualdade devem ser o tema maior da campanha eleitoral. O governador Elmano de Freitas e o presidente Lula estão batendo nesta tecla e fazendo despertar na sociedade a preocupação com o tema. O Programa Ceará Sem Fome, que distribui 100 mil refeições diárias, deixa claro o tamanho do problema.
Cerca de 500 a.C., Pitágoras, pai do conceito de Justiça, norteador do Direito, declarou: “educai as crianças e não será preciso punir os homens”. A assertividade dessa máxima, se tomada em seu sentido mais amplo, ainda é válida na atualidade. Talvez esteja aí a resposta para a violência, existência da corrupção, das milícias e facções.
Cid Gomes prepara novo lote de filiações ao PSB e tenta emplacar Izolda em Sobral
O senador Cid Gomes segue nos bastidores atuando fortemente para ampliar ainda mais a força do PSB no Ceará. Nos próximos dias, em eventos regionais, o PSB estará promovendo novas filiações de prefeitos, pré-candidatos, vereadores e lideranças municipais. Cid segue apostando em emplacar a candidatura da ex-governadora Izolda Cela em Sobral. Existe resistência do PT, que quer a vaga. Izolda seria a primeira mulher a administrar Sobral. Em Itaitinga, Cid Gomes filiou o líder Lourival Tavares e se aproximou do prefeito Marquinhos Tavares.
Wagner deixou a Secretaria da Saúde de Maracanaú
O presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner, deixou a secretaria de Saúde de Maracanaú. “Vou me dedicar a Fortaleza”, declarou. Wagner é pré-candidato a prefeito. Livre do cargo de secretário, Wagner, numa manobra política, filiou Kamila Cardoso, que recebeu mais de 1 milhão de votos para o Senado. Kamila será candidata a vereadora.
Elmano atento à chuvarada
O governador Elmano de Freitas determinou que a Defesa Civil do Ceará distribua abrigos, alimentos, roupas e colchões para desabrigados e desalojados pelas fortes chuvas. Elmano demandou um levantamento dos estragos em todo o Ceará. Vai pedir recursos para reconstrução ao Governo Federal. “A chuva causa estragos, mas é bem-vinda”, declarou. Elmano também comemorou a instalação do terminal multimodal no Porto do Pecém, com investimento de R$ 60 milhões por uma empresa privada.
Evandro Leitão fechou com grupo e corrente de Guimarães
Em reunião com o grupo que segue o líder do governo Lula na Câmara Federal, deputado José Guimarães, o presidente da Assembleia acertou o apoio a sua pré-candidatura a prefeito de Fortaleza. Evandro tem pela frente duas correntes para sacramentar a unanimidade no PT. A próxima reunião será com o deputado e presidente do partido em Fortaleza, Guilherme Sampaio.
Camilo está no Ceará para acertar alianças em Fortaleza e no Sertão
O ministro da Educação, Camilo Santana, está no Ceará. Ele terá várias reuniões para deliberar sobre alianças políticas em Fortaleza e nos principais municípios do Estado. Caucaia, Pacatuba, Maracanaú, Aquiraz, Eusébio, Aracati, Icapuí, Crateús, Itapipoca, Acaraú, Camocim e Tauá estão na pauta. Em Sobral, o ministro Camilo entregou ao senador Cid Gomes e ao prefeito Ivo Gomes as tratativas para o sucesso municipal.
Elmano quer a Transnordestina funcionando no seu mandato
O governador Elmano de Freitas, na reunião com os ministros Fernando Haddad e Alexandre Padilha, conversou sobre a possibilidade de conclusão urgente da Transnordestina. O governador sustenta a tese de grande participação na economia do Ceará e do Nordeste e elevação da geração de empregos. A obra está no PAC.
