Menu

Evandro vai alterar orçamento: a população vai dizer suas prioridades

A Prefeitura de Fortaleza deu início ao Ciclo de Fóruns Territoriais. A cidade foi recortada em 39 territórios, áreas de fronteira entre bairros fronteiriços. O ciclo tem formato presencial e virtual e será realizado durante todo o mês de abril.

O objetivo do Ciclo de Fóruns é receber demandas, avaliar, priorizar e complementar as iniciativas, projetos e programas que serão implementados ao longo da Gestão 2025-2028 e que serão considerados para o Plano Plurianual 2026-2029 da Prefeitura de Fortaleza.

“O envolvimento da sociedade é fundamental para a consolidação do modelo de governança compartilhada que estamos propondo para Fortaleza. Em nosso governo, sociedade civil e comunidades decidem e trabalham juntas por um futuro mais justo, promissor e sustentável”, afirma o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, que colocará em prática o modelo de orçamento participativo, alterando as prioridades da gestão anterior, que buscava soluções sem ouvir a comunidade.

Segundo a prefeitura, no Ciclo de Fóruns de 2025, serão coletadas sugestões de como atingir os sete objetivos estratégicos estabelecidos pela atual gestão: reduzir a desigualdade social e territorial na cidade; garantir a segurança viária, mobilidade urbana e acessibilidade na cidade; garantir acolhimento inclusivo e de qualidade da população nos serviços municipais; convivência ambiental sustentável; ampliar e melhorar as condições de emprego e renda; valorizar e preservar o patrimônio cultural e requalificar o centro urbano; e implementar governança e gestão pública compartilhada.

“Para alcançar os sete objetivos estratégicos propostos pela gestão, foi elaborado um conjunto preliminar de políticas, iniciativas, programas e projetos, distribuídos em 12 temas, com o objetivo de facilitar o processo de priorização e complementação pelos participantes dos Fóruns Territoriais.”, explica o presidente do Iplan, Artur Bruno, que complementa: “É muito importante a participação de quem vive e trabalha em cada localidade da cidade, por isso, convido todas as pessoas a participarem”. Vamos ver se funciona.

PT quer Adail Júnior do PDT na oposição

O PT não aceita o estilo de Adail Júnior, PDT. O vereador quer tudo e tenta conseguir atacando. Fez isto na gestão Sarto e, agora, o PT não aceita tal prática. Adail Júnior foi contemplado com a vice-presidência da Câmara de Fortaleza, aliou-se ao presidente Léo Couto e passou a declarar que os vereadores eleitores de Sarto elegeram Evandro Leitão prefeito no segundo turno. Dói no ouvido dos petistas os murros de Adail Júnior no mármore da tribuna da Câmara.

Empresários paulistas compraram todos os hospitais do Ceará e estão iniciando a compra de colégios tradicionais

Todos os hospitais particulares do Ceará já pertencem a empresários paulistas do setor de saúde privada. Numa manobra inteligente, deixam os ex-proprietários nos cargos de direção, mas seus gestores administram. Agora, o ataque ocorre nas escolas tradicionais. Primeiro foi o 7 de Setembro e, nos últimos dias, o Antares. O mercado está preocupado com a qualidade dos serviços.

Enel comunicou ao governador Elmano interesse em manter concessão do Ceará

A diretoria da Enel foi recebida pelo governador Elmano de Freitas no Abolição. A pauta foi a apresentação dos investimentos no Ceará, que resultaram em grandes melhorias nos serviços de atendimento a grandes, médios e pequenos consumidores em todo o Estado. Serão R$ 7 bilhões em três anos e a renovação da concessão junto ao Ministério de Minas e Energia. Nesta terça-feira, o governador Elmano de Freitas tem encontro com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Noite de gala de Aldigueri exibe política acima das disputas eleitorais

Impressiona a articulação política do presidente da Alece, Romeu Aldigueri. Com visão, convidou todos os ex-presidentes da Casa para a comemoração dos 190 anos do legislativo cearense. 98% dos ex-presidentes vivos compareceram. “A democracia não se sustenta sozinha. Ela não é uma conquista definitiva, mas um processo contínuo, que exige vigilância, dedicação e compromisso diário. A história nos mostra que essa caminhada nem sempre foi fácil. Enfrentamos ditaduras, golpes, crises econômicas e políticas, e até mesmo uma cruel pandemia que ceifou tantas vidas. Enfrentamos, também, um dos momentos mais dolorosos desta Casa: o incêndio do Plenário 13 de Maio, o coração dos nossos mandatos”, colocou Aldigueri para um legislativo repleto de ex-deputados, prefeitos e vereadores e outros agentes políticos.