A decisão do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, de descentralizar decisões em todas as áreas da gestão municipal, principalmente das secretarias regionais, significa a profissionalização da administração. Ao longo de 25 anos, desde que foram implantadas, as regionais viraram cabides de emprego para alocar aliados e indicações de vereadores. Agora, terão liberdade financeira, administração livre e, o mais importante: a tarefa de trabalhar de verdade.
A população já sente os efeitos da descentralização. O serviço 156 está funcionando. É só ligar. A central recebe a solicitação e, imediatamente, encaminha para a regional. A secretaria providencia a solução para a demanda: limpeza, retirada de mato das vias, eliminação de pontos de lixo, conserto de buracos nas ruas, problemas de iluminação, questões estruturais nas areninhas e postos de saúde. O 156 funciona de verdade.
As regionais fortalecidas e descentralizadas, com autonomia, farão da gestão do prefeito Evandro Leitão um modelo para todo o Brasil. A vida real é diferente das redes sociais, onde predominam mentiras postadas por quem trabalha contra a cidade.
Fortaleza é a 4ª capital do país, cidade litorânea com maior PIB do Nordeste, primeiro destino turístico da região. Evandro sabe disso e pretende profissionalizar a gestão para que tudo funcione. O prefeito deu o recado: “Vamos acabar com a burocracia.”
Candomblé
Os 50 anos do mais antigo terreiro de candomblé em atividade no Estado foram comemorados na Alece. O plenário ficou lotado. Foi a primeira homenagem à cultura afro-brasileira na Casa. A sessão solene foi sugerida pelos deputados Larissa Gaspar e Renato Roseno. Foi um avanço nos reconhecimentos à herança negra que construiu culturalmente o Brasil. “Estamos aqui para combater o racismo religioso”, disse Renato Roseno. “As religiões de origem africana sofrem discriminação e precisam ser reconhecidas”, afirmou a deputada Larissa Gaspar.
Elmano: “Seria bom para o Ceará o Chagas ter um mandato”
O governador Elmano de Freitas voltou a se manifestar favoravelmente a uma provável candidatura do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira. “Seria bom para o Ceará que uma pessoa correta como o Chagas Vieira tivesse mandato”, declarou, em claro sinal de apoio. Elmano não falou em qual partido o número 1 do governo deveria se filiar, nem a qual cargo disputaria. Elmano é admirador do trabalho de Chagas Vieira, que aumentou a popularidade de seu mandato.
Ciro Gomes ouve empresários e ex-prefeitos
Ciro Gomes e Tasso Jereissati estão em São Paulo. Os dois sabem que grandes alianças e acordos partem de São Paulo e Brasília, onde estão os dirigentes partidários. Ciro tem telefonado para empresários e ex-prefeitos, para saber se uma provável candidatura à Presidência ou ao Governo do Ceará seria importante. Ele sabe que pode decolar ou encerrar de vez sua trajetória na política em 2026.
A lição que a política oferece
Tem uma música bem nordestina que retrata o momento político no Ceará. Ela é de grande genialidade e tem como autor o grande pensador e compositor Flávio José.
A canção ensina tudo logo nos primeiros versos: “Se avexe não! Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada!” O recado é forte. A antecipação da pré-campanha foi um erro. O encerramento da canção é cruel com os apressadinhos: “Se avexe não / Toda caminhada começa no primeiro passo! / A natureza não tem pressa, segue seu compasso!”
Deputado Yuri do Paredão receberá Camilo, Elmano e Cid na Expocrato
A Expocrato 2025 será o maior evento turístico do sertão nordestino. É uma união da economia, do agro, da cultura e da gastronomia da região. O deputado Yuri do Paredão tem um grande mérito: devolver a Expocrato ao povo. As famílias de baixa renda terão acesso grátis aos shows de Roberto Carlos, Léo Santana, Safadão e outras 30 atrações de peso. E o melhor: ônibus gratuitos indo e voltando, de Juazeiro e Barbalha ao Crato.
Prefeito cassado de Barroquinha ataca TRE-CE
O TRE-CE não deve ter gostado das declarações do prefeito cassado de Barroquinha, Jaime Veras, que afirmou existir a influência do presidente da Alece nas eleições e decisões sobre sua cassação. “Vou recorrer à Brasília, por acreditar na justiça”, disse Jaime Veras, duvidando da lisura do seu julgamento no TRE do Ceará.
Romeu Duarte e a luta pela preservação
Não é fácil para pesquisadores preservar os monumentos e prédios históricos. No Ceará, a destruição acontece entre o pôr do sol e o nascer do dia. O arquiteto Romeu Duarte é um desses solitários guerreiros. Merecidamente, foi homenageado pelo candomblé e pela Alece por sua luta.
