A campanha eleitoral vive seus momentos quentes. Assim, pode ser interpretado o atual quadro político entre os três candidatos, no início da última semana de campanha no Ceará. Elmano, Wagner e Roberto Cláudio vivem os momentos mais decisivos de suas vidas públicas. Dois vão para o segundo turno. Elmano lidera as pesquisas. A campanha começou com Wagner em primeiro e Roberto em segundo lugar.
Debates, entrevistas em série, comícios e carreatas estão nas agendas, que começam pela manhã e invadem as noites. A militância é mobilizada por lideranças políticas, de movimentos sociais, vereadores, prefeitos e secretários.
Com o dinheiro do Fundo Eleitoral, as campanhas se tornaram milionárias e os candidatos nivelados no quesito recursos. Nenhum pode reclamar. Todos estão batendo no teto estabelecido pelo TSE para gastos em campanha.
As imagens produzidas, até aqui, criaram uma coreografia que mostra o quanto o eleitor, principalmente da periferia e do sertão, gosta de vivenciar carreatas e comícios. Dia 2/10, próximo domingo, saberemos o destino decidido pelo eleitor para os três principais postulantes ao governo. Se teremos um turno só ou dois para conhecer os novos governador e senador da República, que terá longos oito anos de mandato.
Última rodada de pesquisas
Cinco institutos registraram pesquisas a serem divulgadas no Ceará, até sexta-feira. Nesta segunda-feira, 26/09, é o último dia para registro dos levantamentos, que podem ser divulgados até domingo, 02/09.
Fora da campanha
Os presidentes dos times cearenses que estão na série A não participaram da campanha eleitoral anunciando apoios. Disseram não aos marqueteiros. O presidente do Ceará, Robyson de Castro, reeleito para mandato até 2024, e o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, estão priorizando o campeonato brasileiro na reta final, onde um vacilo pode enviar os clubes para a série B.
O estadual mais votado
Evandro Leitão caminha firme para ser o estadual mais votado, seguido por Carmelo Neto, Salmito, Queiroz, Fernando Santana e Simão Pedro. Todos estão com perspectiva de superar 100 mil votos. A turma de baixo tem Baquit, Leonardo Pinheiro, Gabriela Aguiar, Oriel Nunes, Leonardo Araújo, Audic Mota, Zezinho Albuquerque, Fernando Hugo, Guilherme Landim, Romeu Aldigueri e Sérgio Aguiar, com 80 mil votos. Mais abaixo, tem David de Raimundão, Agenor Neto, Marcos Sobreira, Daniel Oliveira, Jeová Mota, Tin Gomes, Dra. Silvana, Renato Roseno, Diassis Diniz e Acrísio Sena.
Lula perdeu
O ex-presidente Lula perdeu muito ao não comparecer ao debate do SBT/CBN. A emissora de Sílvio Santos ficou em segundo lugar na audiência, atrás da novela da Globo. A CNN liderou a audiência entre as TVs fechadas. Pior foi a repercussão negativa, após o debate, para o ex-presidente e candidato do PT ao Planalto.
