O governador Elmano de Freitas tem sido questionado sobre os candidatos de oposição, os ataques sofridos nesta pré-campanha e o destino político de Cid Gomes. “Sou filho da paciência, paciente”, responde sempre. Elmano não demonstra pressa. Pelo contrário, sorri e segue o roteiro.
Aos mais íntimos, Elmano confessa que tem vontade de debater com Ciro Gomes, mas não acredita que ele entre, de fato, na disputa. O deputado José Guimarães avalia que é “hora de acabar com essa fase da política do Ceará”. Líder do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara Federal, Guimarães sustenta que Cid ficará de um lado — ao lado de Camilo Santana e Elmano — enquanto Ciro caminhará com os bolsonaristas. “Isso precisa ficar claro”, declarou.
Em entrevista ao radialista Beto Guerra, referência de audiência no município de Sobral, Ciro afirmou que ainda “não é pré-candidato”, alegando que “a cabeça e o fígado mandam”, por se sentir traído. Ele segue sustentando a tese de que foi enganado por Camilo e Cid em 2022 e que sofreu a maior derrota política de sua trajetória. “Fui o terceiro colocado em Sobral. Sempre fui o mais votado para presidente”, disse ao radialista, que foi a Fortaleza, de paletó, gravar a entrevista.
Enquanto isso, Elmano segue com sua agenda de entregas pelo Ceará. O senador Eduardo Girão, candidato apoiado por Michelle Bolsonaro, faz campanha no Cariri no fim de semana. Ciro estará na região no dia 7 de fevereiro, quando receberá o título de cidadão de Juazeiro do Norte e participará de um encontro das oposições no auditório da Câmara Municipal, organizado pelo chamado “café das oposições”, liderado pelo deputado Felipe Mota.
Evandro abre o ano letivo na segunda-feira
Com cerca de R$ 40 milhões em investimentos, a Prefeitura abre o ano letivo com novo fardamento, kits escolares, entrega de requalificação no Conjunto Palmeiras e merenda escolar reforçada, com frutas, legumes, pescados e carnes frescas para estudantes, professores e servidores. Mais de 233 mil alunos iniciam as aulas na Rede Municipal nesta segunda-feira (02).
Câmara de Vereadores no Centro
O processo de permuta do prédio da Câmara Municipal de Fortaleza por um terreno no Centro da capital obteve 100% de apoio dos vereadores. Tudo de forma transparente. O prédio atual dará lugar a torres de edifícios. No terreno onde funcionaram o Mucuripe Clube e a antiga companhia de energia será construída a nova sede da Câmara, com amplo espaço e mais conforto para a população e os parlamentares.
Adail Júnior diz que Ciro não terá palanque de Bolsonaro
O vereador Adail Júnior tornou-se o mais novo influenciador nas redes sociais. Soma milhares de seguidores e milhões de visualizações com suas publicações, especialmente no café matinal interativo. Defensor do prefeito Evandro Leitão, respeita os adversários. Avalia que André Fernandes tem influência política, mas afirma que o palanque bolsonarista será o do senador Eduardo Girão. Recomenda assistir ao café com mel e leite.
Sertão Central terá um federal e três estaduais
O Sertão Central tem hoje os deputados Osmar Baquit e Leonardo Pinheiro, ambos também votados em outras regiões. A tendência é que percam colégios eleitorais no Sertão para a entrada de mais um deputado estadual e um federal, ampliando a força política regional. Atualmente, a região não conta com um deputado federal próprio.
Sessões da Alece
Em ano eleitoral, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará costuma esvaziar por causa da pré-campanha e da campanha. Existe a possibilidade de concentrar os trabalhos em um ou dois dias de sessões semanais no primeiro semestre e reduzir para um dia por semana a partir de agosto.
