Ao invés de jogar para debaixo do tapete e ignorar a violência imposta por grupos criminosos ligados a facções, o governador Elmano de Freitas está liderando pessoalmente operações para prender os responsáveis por assassinatos, tráfico de drogas e tentativas de controle das periferias.
É visível a ação do Governo do Ceará no enfrentamento. Segundo o secretário de Segurança, Roberto Sá, são 100 prisões por dia no combate à violência. Boa parte dos detidos tem ligação com o crime organizado.
Se existe o comércio de drogas, existem vendedores e consumidores. E é na origem desse elo que está uma das principais metas do governo. A classe média e os ricos são os grandes clientes das facções. Os assaltos também alimentam financeiramente o crime.
É difícil prever prazo para que o Estado retome o controle pleno das periferias, mas isso vai acontecer. Os jovens, que são os mais envolvidos, estão vendo o banho de sangue: amigos mortos por rivais ou pela própria facção, ou indo passar a juventude na cadeia.
A sociedade sabe da existência das facções. Sabe também que as ordens vêm do Rio de Janeiro e de São Paulo. O combate será maior, mais intenso — e o Estado vencerá.
Tarifaço não impedirá exportações de artesanato
As microempresas do Ceará sentirão o impacto do tarifaço, mas irão resistir. Mesmo com 50% de impostos, seguirão exportando. A conta será repassada ao consumidor americano.
Os compradores reclamam, mas continuam fazendo pedidos. No Brasil, são mais de duas mil microempresas exportadoras para os EUA — 73 delas estão no Ceará. Trabalham com rendas, bilros, roupas… e continuarão vendendo.
Prefeito de Maranguape, Átila Câmara, esteve na Secretaria de Segurança: “Vamos agir”
O prefeito Átila Câmara contestou o número de homicídios atribuídos a Maranguape. “Isso não existe.” Para ele, crimes de outros municípios estão sendo somados ao seu.
Mesmo assim, tomou atitude. Foi à Secretaria de Segurança e conseguiu aumento no efetivo da PM. Operações serão realizadas. O deputado João Jaime acompanhou a reunião.
Deputado Almir Bié agradece a Guimarães por resolver recuperação da BR-020
O deputado Almir Bié lutou e conseguiu apoio para recuperar a BR-020, no trecho entre Canindé e Tauá. Os pontos críticos ficam entre Itatira, Madalena e Boa Viagem até Cruzeta.
“O líder do governo Lula tem prestígio para resolver. Nos chamou e disse que essa situação vergonhosa seria resolvida o quanto antes”, declarou Bié. Ele fará pronunciamento sobre o tema na reabertura da Alece.
O PT vira o jogo
As pesquisas apontam crescimento da popularidade do presidente Lula. A queda de Bolsonaro, alimentada pela campanha antipatriótica, contribui. Outro ponto forte é a saída do Brasil do Mapa da Fome — um feito concreto.
Fatos são fatos. O centrão abandonou Bolsonaro. A semana termina com o Congresso pegando fogo.
Herberlh Mota terá sonho realizado
Está pronto o projeto do Complexo Hospitalar de Baturité. O pacote inclui hospital regional e hospital municipal.
O prefeito Herberlh será lembrado como vencedor. Elmano, o filho da terra, será o realizador do sonho.
