Menu

Elmano sem adversários para disputa estadual de 2026

Foto: José Leomar/ Alece

Estamos a pouco mais de um ano das eleições gerais, quando os brasileiros irão eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados. No Ceará, o campo da oposição não consegue um alinhamento.

Uma frase do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, deixa claro o confuso momento: “O PDT não apoia candidato de direita, mas, se nos apoiar, aceitamos”. A declaração liberou o partido para alianças com bolsonaristas, avalia o grupo de oposição.

Em busca de um candidato ao governo, os oposicionistas estão ouvindo aliados no sertão. O vereador Marcos Coelho, sempre derrotado pelo grupo do deputado Sérgio Aguiar, foi consultado por Capitão Wagner, presidente do União Brasil, e pelo deputado Cláudio Pinho, líder do PDT. “Disse a eles que o candidato tem que ser empresário e jovem, que goste da política e tenha vontade de gastar, com avião e helicóptero, e pagar eventos.” Marcos Coelho descartou Wagner e Roberto Cláudio. “Esse candidato é pra ontem”, concluiu.

O governador Elmano, com seu estilo simples, segue trabalhando, prestigiando aliados e espirrando o nome da oposição. O chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, parece querer uma chapa Wagner/Roberto Cláudio. Por quê?

Deputado Guimarães deverá ser ministro da Articulação Política de Lula

O deputado José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara Federal, será deslocado para o cargo de ministro da Articulação Política, em substituição a Alexandre Padilha, que assumirá outro ministério. A festa de aniversário de Guimarães teve sinais claros dessa mudança. Padilha é responsabilizado pela falta de êxito na relação com o Congresso Nacional e com as empresas que controlam o mercado de alimentos no Brasil, setor com forte representatividade na Câmara e no Senado. No Abolição e na sede do PT, é dada como certa a ascensão de Guimarães ao cargo de ministro.

Camilo apagando incêndio

O ministro Camilo Santana foi levado a fazer dois gestos políticos muito antes da hora. Anunciou o apoio de Cid Gomes ao Senado e, diante das movimentações do PSB, que estaria mirando projetos maiores, tentou acalmar o PT, que não abre mão de indicar o primeiro candidato ao Senado. Assim, antecipou o lançamento de José Guimarães.

Por conta dessa movimentação, Camilo conversou com Domingos Filho e Chiquinho Feitosa no fim de semana para acalmar o ambiente. Nos próximos dias, dialogará com outros dirigentes partidários que reivindicam espaço no campo majoritário ou nos governos federal e estadual.

Chapa de Elmano fechada para 2026?

Elmano é candidato à reeleição, com Jade Romero, Cid ou uma indicação do PSB para o Senado. O PT indicou José Guimarães para a outra vaga. Dois senadores serão eleitos em 2026. No sertão, costuma-se dizer: “Nós fazemos um plano e Deus faz outro.” O jogo político está começando.

Elmano inaugura subestação da Enel em Iracema

No plano de investimentos da Enel no Ceará, foi definida a construção de uma subestação em Iracema, no Vale do Jaguaribe. A unidade atenderá os municípios de Alto Santo, Pereiro, Ereré, Potiretama e Jaguaribara. O governador estará presente na inauguração, ao lado de José Nunes, presidente da Enel no Ceará.

A formação da bancada federal do PSB no Ceará

O PSB tem interesse em formar uma bancada federal de oito deputados em 2026. O time escalado por Cid Gomes é forte: Rogério Aguiar, Robério Monteiro, Romeu Aldigueri, Izolda Cela, Manoel Linhares, Mauro Filho, Júnior Mano, Idilvan Alencar e Leônidas Cristino. Muitos estranharam a atitude do senador Cid ao anunciar sua pré-candidatura.