Perguntei ao governador quem ele gostaria de enfrentar nos debates na sua caminhada rumo à reeleição. Ele foi direto: “O que vier. Eles colocam os nomes. Sei que será o debate de quem faz, entrega e cuida das pessoas contra os que só falam mal e fazem fake news”.
Elmano avalia com inteligência o cenário político e percebe que não é o alvo preferencial da oposição. Com índices superiores a 70% nas pesquisas, o foco dos ataques tem sido o PT e o ministro Camilo Santana. “Lamento a inveja contra Camilo por ele ter se tornado uma liderança no Ceará e no Brasil, ao lado de Lula e Cid”, confidencia.
O governador administra com habilidade a relação com Cid, Lia, Lúcio e Ivo Gomes. Manteve cordialidade até mesmo com Ciro Gomes, até o momento em que Ciro passou a atacar o Governo do Estado, após sua aproximação com a extrema-direita na campanha para prefeito de Fortaleza, quando foi derrotado ao apoiar André Fernandes.
Deputados federais em Brasília
Deputados federais e senadores do Ceará seguem em Brasília. É tempo de apresentação de emendas ao Orçamento da União. São as emendas impositivas, aquelas que o Governo Federal é obrigado a pagar. Segundo a Câmara, são R$ 32 bilhões para fechar o ano de 2025 e mais R$ 61 bilhões previstos para 2026. O prazo para apresentação das emendas termina em 31 de dezembro.
Evandro Leitão: “O PP e o União Brasil estão na minha gestão”
O prefeito Evandro Leitão consolidou o apoio do União Brasil e do Partido Progressista (PP) ao Governo Lula e à reeleição de Elmano. “Sempre houve diálogo com esses partidos. Nunca parou. Inclusive, União Brasil e PP fazem parte da minha gestão em Fortaleza, ocupando secretarias”, afirmou.
Evandro participa diretamente da mesa de decisões do grupo político liderado por Camilo Santana, Cid Gomes, Aldigueri e Elmano.
Fecomércio vai administrar mercados públicos
O presidente da Fecomércio, Luiz Gastão, acertou com o prefeito Evandro Leitão a administração dos mercados dos Pinhões, na Praia de Iracema, e São Sebastião, no Jacarecanga. A Fecomércio também já administra restaurantes populares.
A parceria é vantajosa para a Prefeitura, já que a Fecomércio fornecerá alimentação gratuita aos cadastrados pela Secretaria de Ação Social, comandada pela vice-prefeita Gabriela Aguiar. A gestão dos mercados aponta para uma revolução: profissionalização, comércio organizado, cultura, artesanato e turismo.
Ciro Gomes em Fortaleza
Ciro Gomes desembarcou no Ceará após temporada no exterior. Reuniu-se com seu grupo político, formado por um representante do PSDB, dois grandes empresários do setor de serviços, um ex-prefeito e sua assessora e esposa, Gisele Bezerra.
Ciro ainda não foi convencido a disputar o Governo do Estado. “Meu candidato continua sendo Roberto Cláudio”, declarou no encontro.
Atrasado
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, chegou com duas horas de atraso ao almoço que inaugurou o Restaurante Popular no Centro de Fortaleza.
Antônio Martins vai deixar a Prefeitura de Cariré
O prefeito de Cariré, Antônio Martins, está no quarto mandato. Popular, controla cinco prefeituras com aliados fiéis. Anunciou sua candidatura a deputado federal pelo PSB, apadrinhado por Cid Gomes.
Empresário, com negócios no Rio de Janeiro e forte influência no Norte do Ceará, Antônio Martins amplia agora sua presença política na Serra da Ibiapaba.
O IBGE divulgou o PIB dos municípios do Sertão do Ceará e os números impressionam. No Sertão Central, Quixeramobim lidera, seguido por Solonópole, Senador Pompeu, Banabuiú, Milhã e Choró.
A surpresa é Milhã, que não possui fábricas de calçados ou confecções. A riqueza vem da produção de leite, queijos e da agricultura. O prefeito Alan Macêdo foi homenageado na Câmara de Vereadores e no Codessul.
Já Senador Pompeu saiu da centésima posição para o terceiro lugar durante a gestão do prefeito Maurição.
