Os ambientes econômico e político são favoráveis ao futuro governador Elmano de Freitas. O país será governado por Lula, próximo a Elmano e responsável por sua candidatura. Lula veio ao Ceará e abonou a candidatura dele, prometendo apoiá-lo integralmente, se eleito presidente. Elmano de Freitas só passou a olhar para a transição de seu governo após rodar pelo Ceará, pedindo votos para Lula no segundo turno, e conseguiu aumentar o percentual de votos para o futuro presidente.
O Ceará, certamente, terá retorno da boa relação entre Lula, Elmano, Camilo, Luizianne Lins, José Guimarães e Zé Airton Cirilo. Eudoro Santana considera o cenário favorável a Elmano, que poderá ser o grande governador da década. O desenvolvimento econômico, com geração de empregos, atenção aos jovens e projetos sociais, são metas de Elmano.
Pautas do PT. O futuro governador já informou à sociedade que terá total alinhamento com o governo Lula, como forma de facilitar o andamento de projetos. No momento, o governador divide sua agenda entre visitas ao setor produtivo e reuniões com equipes de transição. Em outra ponta, recebe nomes e busca pessoas com perfil para atuar na vida pública com êxito. A ideia de Elmano, pelo exposto, é seguir políticas exitosas dos governos Camilo e Izolda, com prioridade para ação social, educação, saúde e economia.
Sobre o relacionamento com o governo Lula, o governador eleito aguarda o diálogo do futuro presidente com os novos governadores e os reeleitos. Em Brasília, a equipe de transição está montando a estrutura do futuro governo.
Alexandre de Moraes tem respaldo do STF e TSE para agir
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, deu uma chance ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O ministro poderia ter decretado a prisão do dirigente do partido. Por enquanto, decretou a falência da sigla, ao impor multa de R$ 22,9 milhões, e colocou Valdemar como miliciano digital. Na próxima, irá prendê-lo.
Vai usar a PM
Os protestos considerados antidemocráticos pela Justiça Eleitoral serão reprimidos pela Polícia Militar. Comandantes de todo o país se reuniram com o presidente do TSE. A repressão será dura.
Avaliando erros
A deputada Érika Amorim (PSD) está se despedindo da Assembleia Legislativa. Deu tudo errado no ano eleitoral, quando ela e o marido Naumi Amorim foram derrotados. Os colegas consideram que o casal cometeu uma sequência de erros políticos. Vão recomeçar.
Agenor pode apoiar o filho em Iguatu
O deputado Agenor Neto não afirma publicamente, mas sua intenção, em caso de nova eleição em Iguatu, é apoiar a candidatura de Ilo Neto. Ele tem o apoio de Camilo e Elmano para o projeto de ver o filho no comando da Prefeitura de Iguatu.
