Menu

Elmano e os prefeitos: um olho no olho (lembram?) que chega em boa hora

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), iniciou nesta pré-carnavalesca semana uma série de interações com prefeitos de municípios. Ele quer ouvir de fontes seguras, uma por uma, as demandas das gestões das cidades. Faz certo. Embora recém-empossados e ainda oprimidos pelas dívidas das administrações passadas (e alguns desmandos) e pela realização do Carnaval (festa que, tanto quanto folia, é estratégica para a economia local), os prefeitos devem ser considerados referências destacadas para o Palácio da Abolição. Têm peso político, claro, mas a expressão econômica e social não deve ser descartada neste ano que antecede o das eleições. Dois pontos precisam ser observados por quem quer que seja – analista político, aliado ou opositor: 1. Elmano recebeu pessoalmente cada prefeito. Não designou preposto nem pediu recado; 2. Foi, voltando para o mote da campanha em que o hoje governador foi derrotado em 2012 para a Prefeitura de Fortaleza, um real e necessário “olho no olho”.

Banco na praça

Antes do tête-à-tête com Elmano, os prefeitos tiveram um encontrão com o presidente, diretores e técnicos do Banco do Nordeste. Foi na última terça-feira. Como clientes em potencial que são, puderam conhecer os produtos que o BNB dispõe nas prateleiras do crédito. Alguns saíram bem animados com as perspectivas apresentadas.

Sim ou não?

E tramita na Assembleia projeto do Executivo que aumenta de R$ 2.824,00 para R$ 3.036,00 o piso salarial dos agentes comunitários de saúde no Ceará. Os agentes são essenciais para o controle sanitário no Estado. O reajuste é retroativo a janeiro. A decisão está, agora, nas mãos dos deputados. Alguém é contra?

Suando a camisa

Vem aí a segunda edição da Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas. As inscrições para a OCS estão abertas até 7 de março, com preenchimento do formulário online em https://l1nk.dev/nTep6. A ação é do Tribunal de Contas do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo. A Secretaria da Educação do Estado é parceira.

Fique atento

Escolas, professores e estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral da rede estadual que tenham aderido à disciplina eletiva Cidadania e Controle Social das Contas Públicas podem participar. Mas é necessário se ligar: a participação é restrita às escolas que atendam ao critério de adesão.

De olho

O TCE já fez as contas: cento e trinta escolas e 3,9 mil estudantes estão aptos a participar da Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas. Os tribunais de Contas dos estados querem, com ações assim, fortalecer a formação para a cidadania e a participação no controle social das contas públicas junto às novas gerações. Isso tem nome: informação e qualificação social.

O tempo urge

A Assembleia do Ceará tem tramitado cerca de 75 projetos de lei com pautas femininas. O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB) lembra que, mesmo com avanços já obtidos, é preciso reforçar mais ainda as ações contra a exclusão e a discriminação. O desafio é aprovar grande parte dessas matérias até 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Grande perfil de um cidadão incomum

Será lançado amanhã (sexta-feira (28), a partir das 20h, o livro “Belchior: A Construção de um Mito na Literatura de Cordel”, do jornalista, professor e pesquisador Alberto Perdigão. O evento será no restaurante e espaço cultural Cantinho do Frango Aldeota (Rua Torres Câmara). O livro já está em pré-venda, com frete grátis para todo o Brasil, no site: https://abacashi.com/p/pre-venda-livro-belchior.