Cinco governadores brasileiros foram homenageados pelo Congresso Nacional por atingirem metas no Programa de Alfabetização na Hora Certa. O Ceará lidera a lista com 85% de crianças alfabetizadas, numa meta de 80% até 2030.
Entre os cinco governadores agraciados estão gestores de esquerda, de centro – como Raquel Lyra -, de direita – como Mauro Mendes, de Mato Grosso – e de extrema-direita, no caso de Romeu Zema, de Minas Gerais. A mostra deixa claro que o ensino une todas as ideologias.
Falando em nome dos homenageados, o governador Elmano de Freitas evitou o debate político e preferiu reconhecer o trabalho dos responsáveis pelo êxito. Dedicou o prêmio aos professores, gestores escolares, prefeitos, ao senador Cid Gomes — autor da lei que obriga a alfabetização de 100% das crianças até 2030 — e ao ministro da Educação, pela condução do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
“Pretendemos atingir nossa meta de alfabetizar 100% das crianças antes de 2030”, garantiu o governador Elmano de Freitas. Arrancou aplausos para ele e os outros quatro governadores.
Chagas Vieira pede mudanças na lei para punir criminosos de facções
Em pronunciamento forte, o chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, fez apelo aos deputados e senadores para votar leis que endureçam punições a criminosos. “Ou se junta todo mundo nessa luta, ou ficamos enxugando gelo. O Governo do Estado contrata milhares de policiais, a polícia se arrisca, prende e os bandidos logo estão em liberdade, debochando da sociedade. É preciso, urgente, dar um basta nisso.”
Chagas Vieira condenou o comportamento dos que se aproveitam da morte de uma criança para fazer promoções pessoais nas redes sociais. “Que penas merecem bandidos que ameaçam a paz e matam, e quando a vítima é uma criança? A cobrança é justa. A crítica também!”
Átila Câmara faz de Maranguape polo econômico
O município de Maranguape era visto como cidade-dormitório. Deixou de ser e, agora, sedia um distrito industrial, é a capital do humor no Brasil e centro turístico. O prefeito Átila Câmara é o responsável pelos avanços. Conquistou prêmios pela excelente gestão.
Marquinhos de Itaitinga construiu uma nova cidade
Itaitinga era um lugar conhecido pela violência e como um município parado no tempo. O prefeito Marquinhos Tavares mudou o município, atraindo grandes e médias empresas de fora e abrindo espaço para empreendedores do Ceará. Resultado: a população dobrou. Foi o único município brasileiro que alcançou tal feito. Dobrou também a receita. Possui o maior programa de habitação privada, esgoto e saneamento. Itaitinga é o município que mais se desenvolveu.
Evandro Leitão anuncia a convocação de 82 profissionais de saúde para o IJF
O prefeito Evandro Leitão anunciou a convocação de 82 profissionais de saúde para o Instituto Dr. José Frota (IJF), entre médicos, enfermeiros, cirurgiões e fonoaudiólogos.
“O IJF recebe, em breve, 82 novos servidores. Ganha a saúde de Fortaleza, ganha a população. Atenção ao cronograma de entrega de documentos e à data de posse”, publicou.
Evandro também destacou que o IJF realiza atualmente 20 mil procedimentos mensais pelo SUS — antes eram pouco mais de 14 mil — e que não há mais falta de insumos, medicamentos e alimentação.
Presidente da Alece considera faccionados terroristas
O deputado Romeu Aldigueri defende que os crimes cometidos por facções sejam enquadrados como terrorismo, e que crimes como feminicídio sejam considerados hediondos. “As penas precisam ser mais duras”, declarou.
Café das oposições
O empresário e ex-secretário da SDE, Maia Júnior, estará no café das oposições da Alece nesta terça-feira (14). Vai falar sobre o Complexo Portuário do Pecém.
