A convenção do PSDB colocou fogo na oposição e elevou o calor político no Ceará. A presença de Ciro e Tasso na convenção, depois de anunciarem aposentadoria, mostra que resolveram esquecer o pijama e fazer a oposição despertar. O fato político idealizado por Élcio Batista, levando os dois ex-governadores que se tornaram expressões nacionais, surpreendeu pelos discursos. A fala de Ciro não traria surpresas por ser sempre agressivo, mas o ex-governador Tasso abonando o discurso de Ciro foi surpreendente.
Não se pode avaliar ainda o estrago causado na base do governo Elmano ou se fez algum estrago. Por enquanto, o peso dos discursos reverberou no Plenário da Assembleia e na Câmara Municipal. Em breve, saberemos se essa oposição será duradoura e vai até a eleição de 2024 ou se foram apenas arroubos de dois líderes que passaram.
FELIPE MOTA quer PROJETO “VAIVEM” NO CARIRI
Tramita na Assembleia projeto de indicação do deputado Felipe Mota que garante o Programa “VaiVem Livre” de ônibus entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. “Pela importância econômica, por ser uma região universitária e operária, o Cariri precisa do VaiVem gratuito”, declarou o parlamentar, que vai defender o seu projeto. Segundo o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, o projeto já está no Legislativo e vai tramitar nas comissões para ser votado e executado pelo Governo do Ceará.
“VAIVEM” PODE AMPLIAR POPULARIDADE DE ELMANO
O projeto VaiVem, que bancará o ônibus gratuito na Região Metropolitana e, se for ampliado, em outras regiões do Ceará, vai impulsionar a popularidade do governo Elmano, que já é bem avaliado pela opinião pública. A aposta é de assessores do governador Elmano e de membros do PT que têm mandato parlamentar. Eles vibram com o projeto porque foi ideia do próprio governador que se tornou promessa de campanha.
SARTO APOSTA EM ÔNIBUS GRÁTIS PARA ESTUDANTES
A A base do prefeito Sarto está eufórica com o projeto do ônibus grátis para estudantes. A proposta – que será votada na Câmara de Vereadores e conta com apoio do presidente da Casa, vereador Gardel Rolim – e dos 29 vereadores da base, deverá ter o apoio de todos os vereadores, por conta de seu amplo apelo social. Do ponto de vista político, para o prefeito Sarto é garantia certa de popularidade. Os vereadores só fazem uma exigência: que a passagem gratuita não seja somente para ir à escola, mas também estendida para os alunos se movimentarem em idas ao cinema, parques e encontros com amigos nos finais de semana.
CID E CIRO DISCUTINDO O PASSADO EXPLOSIVO
Na triste fase do PDT, com a roupa suja sendo lavada em público, uma discussão do passado chamou atenção: a escolha de candidatos entre Ciro, Cid e Camilo. Num ato infantil foi anunciado publicamente “quem vetou quem” para disputas na Prefeitura e para o Governo do Ceará. Esse tema é explosivo. Algo, entretanto, não ficou claro: quem vetou e qual o motivo? A exposição pública de decisões partidárias fere pessoas e provoca aumento na crise já incontrolável do PDT. O deputado Salmito Filho quer seu nome fora do debate e ameaça contar o motivo de ter sido vetado para disputar a Prefeitura de Fortaleza.
EVANDRO LEITÃO COMANDA O ENCONTRO DA UNALE
Cerca de 500 deputados estaduais de todo o País estarão em Fortaleza a partir desta quarta-feira (8) para participar do encontro da União dos Legislativos Estaduais. Outros 1.000 assessores participam do encontro, que terá o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, como anfitrião. O tema maior será o fortalecimento dos legislativos estaduais e a maior autonomia da representação popular.
