A política vai abrindo e mostrando caminhos para a estrada da campanha eleitoral para 2026. É um longo percurso por terem antecipado a sucessão estadual. Dois fatores têm alterado a agenda: a falta de candidatos ao governo para enfrentar a reeleição de Elmano de Freitas e a desistência de Cid Gomes de se reeleger senador.
Na regra política, cabe aos adversários apresentar um nome para enfrentar o ocupante do Abolição, que até agora não surgiu. Vale lembrar que, após a implantação do instituto da reeleição, apenas um governador não foi reeleito. Lúcio Alcântara disputou um segundo mandato e foi derrotado por Cid Gomes, que foi reeleito.
O Senado Federal terá duas vagas em disputa em 2026. As vagas são ocupadas pelos senadores Cid Gomes e Eduardo Girão que já anunciaram a falta de interesse na reeleição. Girão foi o único senador eleito pelas oposições após a ditadura.
O grande número de pré-candidaturas ao Senado Federal abre um pensamento: todos acreditam na força de Camilo, Elmano, Lula e Bolsonaro. O tempo vai abrindo novos caminhos e mostrando nomes para a sucessão estadual.
Hoje, segundo o Instituto Real Big Data, o governador Elmano tem 65% de bom e ótimo na avaliação do eleitor, um índice considerado elevado. Talvez seja o motivo para os partidos encontrarem dificuldade em eleger um nome para enfrentá-lo.
Simão Pedro e o açude Orós, a 50 centímetros para sangrar
O deputado Simão Pedro foi eleito três vezes prefeito de Orós, renunciou a um mandato para seguir como deputado e sua mãe, a vice, assumiu a prefeitura. Foi bom para o município, que ganhou um deputado para defender interesses de Orós e região. Simão Pedro está promovendo uma grande campanha para que os filhos e descendentes de Orós e apaixonados por açudes visitem o município para ver a barragem cheia, faltando 50 centímetros para a sangria. “O município está recebendo muita gente e a barragem virou atração”, comentou, vibrando com o resultado da campanha. “O Orós deve sangrar em 25 dias se seguir subindo seu nível em dois centímetros por dia”, declarou Simão Pedro, que concluiu com uma frase de esperança: “se chover muito, pode ser no sábado de aleluia”. Uma das barragens mais lindas do Nordeste, a do Orós, fica atrás apenas da barragem do açude do Cedro, em Quixadá, que completa 120 anos em outubro e foi construída no império, ao estilo europeu, uma obra de arte.
Romeu Aldigueri leva fábrica para Granja
O município de Granja, na região Norte do Ceará, vai receber uma fábrica de colchões, sofás e estofados. O presidente da Alece, Romeu Aldigueri, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, e o empresário Fernando Pessoa, que tem fábricas em Goiás, na Bahia e Maracanaú, estiveram em Granja e fecharam a parceria com o prefeito Aníbal Filho. Granja é a base política do deputado Romeu Aldigueri.
Esquisito
Ficou no ar algo que precisa ser melhor explicado. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, passou para uma repórter da Globo News, informação sobre o processo inconcluso referente ao prefeito eleito de Choró Limão, Bebeto Queiroz, que obteve 61% dos votos. O ministro acusa Bebeto de receber comissão de emendas parlamentares sem nunca ter ouvido o prefeito eleito. O senador Cid Gomes trata o assunto como perseguição política. “Como pode o depoimento de uma prefeita que seu candidato foi derrotado ter tanta importância?”, perguntou Cid.
Ricardo Silveira realiza sonho
Na assinatura da ordem de serviço do Hospital Municipal de Quixadá, o governador Elmano de Freitas prestigiou os deputados Osmar Baquit, Leonardo Pinheiro e o prefeito Ricardo Silveira e sua família. Quixadá recebeu R$ 18 milhões distribuídos entre o hospital, estrada e obras públicas. “Estamos escrevendo a página mais importante da história de Quixadá”, disse emocionado o prefeito, que homenageou o médico, líder político e seu pai, Dr. Everardo Silveira.
Estrada de Nenelândia
Guimarães, ao lado de Elmano, se emocionou ao entregar a estrada de Nenelândia, um sonho de 100 anos da comunidade e do povo da cidade. “Eu estou emocionado na minha terra porque juntos, povo, Elmano e Lula conseguimos realizar sonhos”, declarou.
